Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Extensão

Projeto Matemágicas da UTFPR apresenta a Matemática de forma lúdica a mais de mil estudantes da rede municipal
Extensão

Estudantes da rede pública municipal em visita ao laboratório de Matemática

Acadêmicos voluntários, do curso de Licenciatura em Matemática, da UTFPR – Câmpus Pato Branco, sob a coordenação do professor Carlos Alexandre Ribeiro Martins, do Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT), com o apoio da Secretaria de Educação do Município de Pato Branco, estão desenvolvendo atividades voltadas aos alunos do quinto ano da Rede Municipal.

O projeto denominado Matemágicas, que iniciou as atividades em 2016, visa construir um ambiente de divulgação e de ensino da matemática, por meio de oficinas e cursos, com o desenvolvimento de jogos lúdicos. O objetivo principal é construir um ambiente de divulgação do ensino da Matemática, por meio de oficinas e cursos voltados aos estudantes do Ensino Fundamental de maneira cativante, a fim de despertar o interesse das crianças pela disciplina.

Sobre o projeto, Vagner Boese, acadêmico do terceiro ano do curso de Licenciatura em Matemática e um dos monitores do projeto Matemágicas, destaca que “este tem como objetivo trazer os alunos do ensino municipal até a UTFPR, no nosso laboratório de matemática, onde eles vão estar manipulando a matemática através da realização de mágicas. São algumas atividades que escolhemos para trabalhar com eles sempre de uma forma lúdica (...). Este é um método para incentivar os alunos, para eles se sentirem mais motivados a estudar matemática”, enfatiza o acadêmico.

Na avaliação da secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida de Carli, "a interação entre acadêmicos do Curso de Matemática da UTFPR e alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para o desenvolvimento de atividades lúdicas sobre conteúdos de matemática contribui, e muito, para que as crianças modifiquem uma concepção corrente de que a Matemática é algo difícil e incompreensível e passem a gostar da disciplina. Por outra parte, o conhecimento do ambiente acadêmico, da infraestrutura da UTFPR, por meio da ótica dos acadêmicos do curso de Matemática, semeia sonhos e esperança, de que é possível aprender bem os conceitos básicos da disciplina e, assim, preparar-se melhor para ser um futuro acadêmico da Universidade local. Sem esquecer que o conhecimento da Matemática é indispensável para o exercício da cidadania", conclui.

Em visita ao Câmpus, a estudante Maria Eduarda Ben, da escola municipal José Fraron, comenta que a iniciativa é válida “porque a gente vai aprendendo mais, conhecendo mais e vendo que, na verdade, a Matemática não é tão difícil. Eu me sinto mais confiante na matemática agora”, relata a aluna.

Os organizadores contabilizam que já passaram pelos laboratórios 400 estudantes e a expectativa é de que até o final do projeto neste ano mais de mil estudantes conheçam o projeto e a UTFPR.

DSC_8491.JPGDSC_8482.JPG
DSC_8889.JPG DSC_8890.JPG

Atualizado em 04/09/2017

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook.