Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2017 Agosto Estudantes de Agrimensura participarão da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) 2017

Oito estudantes do curso técnico integrado em Agrimensura que participaram da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) 2017, foram classificados para a segunda fase da Olimpíada, que acontecerá no próximo dia 19 de agosto, no Câmpus Pato Branco, juntamente com demais estudantes da região sudoeste do Paraná.

Na primeira fase realizada em 11 de maio, 41 estudantes do curso de Agrimensura do Câmpus Pato Branco realizaram a prova, composta por 20 questões de múltipla escolha. Nessa edição, o número de acertos necessários para seguir para a fase seguinte foi de 10 pontos para 1º e 2º ano e 8 pontos para o 3º ano.

A prova da segunda fase terá duração de quatro horas, contendo 8 questões dissertativas, ou seja, abertas, na qual o estudante deverá desenvolver por completo os cálculos para a total resolução.

Para a professora do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) e coordenadora das Olimpíadas de Física no Câmpus Pato Branco, Keli Cristina Maurina, “a participação nesse tipo de evento – olimpíadas de conhecimento – promove ao estudante um desenvolvimento mais rápido em aspectos como raciocínio, cálculo, administração do tempo, capacidade de representação de situações reais, dentre outros”, destaca a professora.

Há mais de cinco anos ministrando a disciplina de Física no Câmpus, a professora analisa que “muitos estudantes têm receio, insegurança com relação à Física, principalmente no início dos estudos dessa disciplina”. Como metodologia revela que “procuramos trabalhar e desenvolver o estudo da disciplina de modo que o estudante perceba que pode entender os conceitos físicos e aplicá-los em seu cotidiano, na compreensão do mundo que o rodeia. Quando essa percepção se concretiza, o estudante potencializa o seu rendimento escolar e passa a ter um comportamento mais propício para a aprendizagem significativa”, conclui.

Os classificados para a terceira fase farão duas provas, uma experimental e outra teórica, com 8 questões abertas, a qual ocorrerá na UTFPR – Câmpus Curitiba, em outubro. A pontuação para essa etapa é definida posteriormente a conclusão da segunda fase.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial da OBF ou com a Coordenadora Keli, pelo telefone (46)3220-2602.

Atualizado em 10/08/2017

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook