Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2017 Agosto Internacionalização: professora do curso de Letras representa a UTFPR em Conferência sobre política linguística realizada em Toronto

Professora Taisa apresenta resultados da sua tese em andamento

A professora do Departamento Acadêmico de Letras (DALET), Taisa Pinetti Passoni, doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) participou, nos dias 24 e 26 de agosto de 2017, de conferência sobre política línguística. A Language Planning and Policy Conference 2017 foi realizada no Ontario Institute for Studies in Education da University of Toronto, no Canadá (CAN).

Na ocasião a professora Taisa apresentou resultados da sua tese em andamento sobre ensino de língua inglesa na internacionalização do ensino superior no Brasil. O trabalho foi elaborado em co-autoria com sua orientadora, professora Dr. Telma Gimenez, do Programa em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A tese trata do ensino de inglês no âmbito da internacionalização do ensino superior no Brasil, especificamente no Programa Inglês sem Fronteiras (atual Idiomas sem Fronteiras). O trabalho apresentado na conferência aborda a influência da ideologia do falante nativo no IsF, de modo a identificar as possibilidades de reprodução e de questionamento desta ideologia nas ações implementadas pelo Programa.

O trabalho foi submetido e aceito pela comissão científica do evento. A comissão é composta por pesquisadores de renome internacional na área de estudos sobre política linguística, tais como Peter Ives, da University of Winnipeg; David Cassels Johnson, da University of Iowa; Selma Sonntag, da University of Colorado e James Tollefson, da University of Hong Kong.

“Ter o trabalho aceito pela comissão científica desta conferência indica a validade e a relevância de minha pesquisa de doutorado”, avalia a doutoranda. “Além disso, ao participar da conferência tive a oportunidade de interagir com estudiosos de quem as pesquisas tenho utilizado em minha tese. Por exemplo, Marnie Holborow, da Dublin City University, tem tratado em seus estudos de questões sobre as línguas no contexto neoliberal, tema que abordo em minha tese. Tive a oportunidade de conversar com a Dr. Holborow sobre minha pesquisa e tê-la assistindo minha apresentação. Na conferência pude também interagir com pesquisadores de diferentes lugares do mundo que têm desenvolvido estudos que se relacionam com o meu. Além disso, penso que minha participação em uma conferência como esta possibilita a promoção internacional UTFPR”, complementou a professora Taisa.

A conferência contou com plenárias de pesquisadores de renome internacional como Marnie Holborow da Dublin City University, Nelson Flores da University of Pennsylvania e Thomas Ricento da University of Calgary, idealizador do evento e supervisor da professora Taisa em seu doutorado sanduíche. A defesa da tese está prevista para março de 2018.

Prof. Taisa com Thomas Ricento e a assessora de Relações Internacionais da UFRN, Renata Archanjo

Professora Taisa com Thomas Ricento e a com a assessora de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Renata Archanjo

Atualizado em 29/08/2017

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook.