Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2017 Agosto Parceria viabiliza a acadêmicos de Agronomia a oportunidade de participar de seleção para atuar na Empresa Syngenta

Entrevista de acadêmico com Engº. Leonardo Hiroito Cavada (Syngenta) e a Profª. Drª. Adriana Paula D’Agostini Contreiras Rodrigues (UTFPR-PB)

Uma parceria estabelecida entre o Departamento de Ciências Agrárias (DAGRO), da UTFPR Câmpus Pato Branco, e a Empresa Syngenta, vem se firmando na Pesquisa Científica e proporcionando aos acadêmicos do Curso de Agronomia novas oportunidades. A Syngenta é uma empresa líder no segmento agrícola que trabalha pela segurança alimentar mundial, permitindo que milhões de agricultores façam melhor uso dos recursos disponíveis.

A parceria vem sendo conduzida pela professora do DAGRO, Adriana Paula D’Agostini Contreiras Rodrigues, no âmbito da UTFPR – Câmpus Pato Branco, e pelo Técnico de Desenvolvimento de Mercado, Leonardo Hiroito Cavada, na Syngenta.

Os principais objetivos dessa parceria estabelecida em Pato Branco são, unir dois pilares importantes no desenvolvimento agrícola da região, Universidade e Indústria, através de geração de dados locais e difusão tecnológica para os produtores, além de oferecer a oportunidade para os alunos conhecerem de perto o dia a dia de uma empresa focada em levar soluções de cultivos para os produtores.

Os primeiros frutos dessa parceria já começaram a aparecer, a exemplo do ex-aluno do Curso de Agronomia, Joel Nicholas Nervis, que após o término do Estágio Supervisionado, recebeu a oportunidade de ser contratado para trabalhar no Desenvolvimento Técnico de Mercado como Assistente Técnico.

O atual Projeto elaborado nesta parceria prevê experimentos direcionados para a Cultura do Feijão (preto, carioca e feijões do grupo especial), com o objetivo de estudar a época e produtos favoráveis a dessecação da cultura e que não interferiam negativamente na qualidade fisiológica das sementes produzidas, bem como na sua produtividade.

Para o desenvolvimento destes experimentos foi realizada, no início de agosto, uma entrevista e seleção com os acadêmicos do Curso interessados em conciliar a Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso com os objetivos previstos no Projeto.

Na avaliação do acadêmico do nono período de Agronomia, Eduardo Eloi de Cézaro, que participou da entrevista, ele nos diz que “considerando o cenário que o país está passando, a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho nessa fase, ainda antes de concluir o curso, veio na hora certa, principalmente por se tratar de uma Empresa renomada, e que também oferece uma carreira”.

Dos acadêmicos inscritos para a condução dos experimentos foram selecionados uma acadêmica e dois acadêmicos: Tatieli Simionatto, Angelo Bruschi e Douglas Forcelini que estão cursando o sétimo período do Curso de Agronomia.

As atividades já iniciaram através da elaboração do Projeto de Pesquisa e os experimentos serão instalados em setembro.

Parceria viabiliza a acadêmicos de Agronomia a oportunidade de participar de seleção para atuar junto à Empresa Syngenta

Foto 1.jpg

Atualizado em 28/08/2017

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook.