Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Destaque

Governo do Estado do Paraná certifica o Curso Técnico Integrado em Agrimensura pelo 5º lugar no Paraná, no ENEM 2014

Nesta semana o Câmpus Pato Branco recebeu, do Núcleo Regional de Educação (NRE), a certificação emitida pelo Governo do Estado do Paraná, pela classificação do Câmpus, em 5º lugar, com a média 623,53 no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2014, em nível estadual.

O cálculo dos resultados é feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e incluiu as escolas que tiveram pelo menos dez alunos participantes do Enem de 2014 e cuja taxa de participação dos estudantes chegou a, pelo menos, 50%.

No Câmpus Pato Branco os alunos que participam do Enem, possibilitando a inclusão da Instituição no ranking, são do curso Técnico Integrado em Agrimensura.

Para o coordenador do Curso, Silvio Henrique Dellesposte Andolfato, “os últimos resultados do Enem refletem o empenho e dedicação dos estudantes, professores, demais servidores e direção da instituição (comunidade interna) bem como dos familiares e da sociedade (comunidade externa) ”.

O curso Técnico em Agrimensura possui aproximadamente 150 alunos matriculados e forma, em média, 30 alunos por ano. O quadro docente do curso é composto por 33 (trinta e três) professores sendo 12 (doze) doutores, 17 (dezessete) mestres e quatro especialistas.

O Curso

O Curso de Técnico em Agrimensura na área de Geomática, foi criado com o intuito de formar profissionais capazes de atender as necessidades de empresas públicas ou privadas que, de diferentes maneiras, utilizam ou precisam utilizar mapas, plantas e cartas digitais em diversos campos como: projetos de rodovias, ferrovias, irrigação; operações de redes de utilidade (água, esgoto, telefonia, gás); em análises espaciais ambientais que compreendem as atividades de produção, aquisição e armazenagem, análise, disseminação e gerenciamento de informações espaciais relacionadas com o ambiente e com recursos terrestres.

As atividades do curso incluem levantamento e mapeamento, integrando elementos como topografia, cartografia, geodésia, sensoriamento remoto, fotogrametria, agrimensura com as novas tecnologias e os novos campos da aplicação, como sensoriamento remoto, mapeamento digital, os sistemas de informações geográficas e os sistemas de posicionamento por satélite - GPS.

Alunos de Agrimensura gps.JPGgeo18.jpggeo11.jpg
geo19.jpg geo20.jpg geo22.jpg

Atualizado em 10/02/2017

Assessoria de Comunicação (ASCOM)

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook

Ações do documento