Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Destaque

Prefeitura Municipal e UTFPR assinaram um protocolo de intenções para doação de terreno ao Câmpus Pato Branco
Destaque

Autoridades no momento da assinatura do protocolo de intenções para doação de terreno do Município de Pato Branco ao Câmpus da UTFPR

Na manhã desta segunda-feira, dia 20, o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Luiz Alberto Pilatti e o diretor-geral da UTFPR - Câmpus Pato Branco, Idemir Citadin, assinaram um protocolo de intenções para doação de um terreno do Município, de aproximadamente 20 mil metros quadrados de área para o Câmpus Pato Branco da UTFPR.

O ato contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Carlinho Antonio Polazzo, o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, dos diretores de Graduação e Educação Profissional (Dirgrad), de Relações Empresariais e Comunitárias (Direc), de Planejamento e Administração (Dirplad), de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG), bem como chefes de departamento, coordenadores de cursos e técnico-administrativos do Câmpus Pato Branco.

O terreno, que faz divisa com a área que já pertence à Universidade, vem para a ampliação do espaço e estrutura física do Câmpus, com vistas a criação de novos cursos técnicos e de ensino superior.

O prefeito Augustinho Zucchi evidenciou a importância de planejar o futuro e a expansão do câmpus Pato Branco da UTFPR. “Todos temos a compreensão da representatividade da instituição enquanto vetor de desenvolvimento de Pato Branco e região. Além do ensino de qualidade, a universidade está sempre presente nas nossas ações e projetos”, ponderou. “Se você pensar em pesquisa, informação e inovação, você tem que ir pra universidade pública. É a universidade pública que garante a possibilidade do desenvolvimento social, não há a menor sombra de dúvidas com relação a isso”, constatou Zucchi.

O reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti, por sua vez, destacou a relevância da parceria entre o munícipio e a universidade. “Nós somos, hoje, a segunda jovem universidade mais importante do Brasil, e isso só acontece em cidades com parceiros importantes, como a prefeitura, certamente, e a sustentação da câmara municipal aliada, faz a coisa acontecer”, disse Pillatti.

Na visão do atual diretor-geral do Câmpus Pato Branco, Idemir Citadin, a assinatura do protocolo de intenções para viabilização de uma nova área para a universidade, somada a outras iniciativas, garante a sustentabilidade da instituição no presente, bem como, a expansão futura, com a oferta de novos cursos.

Incentivar o crescimento da universidade é reconhecer que ela faz parte do desenvolvimento do município. Portanto, se a universidade cresce, a cidade também cresce e recebe novas condições de desenvolvimento. Por isso, incentivamos essa parceria, bem como a participação dos nossos cursos em ações de extensão, que aproximam a UTFPR da sociedade”, destacou Idemir, lembrando que, recentemente, o Município autorizou a utilização, por parte da universidade, da estrutura da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Polo Pato Branco. Além disso, Idemir agradeceu o apoio da municipalidade no processo de renovação do comodato para manter a estrutura do centro estadual Lactec junto ao câmpus Pato Branco, o que está em andamento.

O presidente da Câmara de Vereadores, Carlinho Antonio Polazzo, evidenciou a presença da UTFPR no cotidiano e na história de Pato Branco. “Pato Branco, em sua história, saiu de uma economia essencialmente agrícola para, hoje, ter um polo tecnológico consolidado. Isso se deu, também, pela chegada da universidade, na década de 1990, e que hoje está incorporada na vida do pato-branquense. Por isso, a evolução constante e a inserção da instituição na sociedade, garante uma perspectiva de futuro promissor para Pato Branco, especialmente para a juventude”, completou.

O protocolo de intenções é um documento que antecede a doação do imóvel, que será efetivada através de um projeto de lei que, posteriormente, será encaminhado à Câmara de Vereadores. Paralelamente, a UTFPR viabilizará a criação de novos cursos.

Feira

Na oportunidade, o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, pontuou aspectos importantes da participação da UTFPR, por meio da integração de todos os câmpus, na realização da nova edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2017, bem como, na Campus Party Weekend.

Queremos envolver os treze câmpus da UTFPR do Paraná, receber alunos e professores de diversas cidades, para tornarmos o evento um grande marco para a região Sul do País, principalmente para promover a produção de conhecimento e envolver instituições de ensino superior”, frisou Géri, lembrando que, em 2015, a Inventum recebeu mais de 60 mil visitantes, marca que deve ser ainda maior em 2017, tendo em vista a grande visibilidade nacional que a iniciativa recebeu a partir da parceria com o Instituto Campus Party.

Neste sentido, o reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti, colocou-se à disposição para incentivar a participação expressiva da universidade na feira setorial e enalteceu o posicionamento da municipalidade, em consolidar o ambiente tecnológico e reconhecer o papel do conhecimento no processo de desenvolvimento local e regional.

Área do Lactec

Na oportunidade, o reitor Pilatti agradeceu ao Prefeito Zucchi o apoio nas negociações para renovação do comodato da área do Lactec, tratado recentemente, e revelou a boa nova “A renovação está certa. Estamos, apenas, aguardando a data da assinatura. Meus parabéns ao Professor Idemir Citadin, sua equipe e todos os servidores do Câmpus Pato Branco”, externou o reitor.

IMG_6252.JPGIMG_6236.JPG
IMG_6227.JPG IMG_6242.JPG
IMG_6276.JPG Foto Autoridades.jpg

Atualizado em 20/02/2017