Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2017 Junho Projeto Integrando Saberes propõe ações de desenvolvimento para agricultores familiares e assentados da reforma agrária

Na última sexta-feira, dia 23/06, acadêmicos e professores do curso de Agronomia do Câmpus Pato Branco celebraram acordo com a Cooperativa Camponesa (COOCAMP), Prefeitura Municipal de Renascença, Prefeitura Municipal de Marmeleiro e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais destes dois municípios. Além da carta de intenções assinada pelos representantes dessas organizações/instituições, foram entregues os “Planos de vida e produção familiar” construídos, durante o primeiro semestre de 2017, para 27 famílias da agricultura familiar e assentados da reforma agrária destes dois municípios.

A ação faz parte do projeto Integrando Saberes, que é uma iniciativa do Departamento Acadêmico de Agronomia (DAGRO), coordenado pelos professores Olivo Dambrós, Michelangelo Trezzi e Wilson Godoy e com a participação dos acadêmicos do 9º período de Agronomia: André Faggion, Bruno Alcides Hammes Schmalz, Chaiane Renata Grigolo, Emily Daiani Dalosto, Felipe Cagol, Fernando Iop, Heloize Dums, Izabella, Chrispim Colognese, Luiz Eduardo Tavares, Matheus Tonatto, Paulo Roberto Sartor, Ricardo Antonio Lucion e Wendel Boggio.

Inicialmente a proposta surgiu através da disciplina Plano Integrado constituída pelo DAGRO com a finalidade de reunir as diversas formações dos professores para conceber um processo de formação interna dos alunos, de forma mais articulada. Daí a importância de que essa articulação seria mais evidente se realizada junto a agricultores familiares, considerando-se a grande presença dessa categoria na região Sudoeste, local de inserção da Universidade.

No decorrer do processo, o diálogo com a sociedade, orientou o projeto aos assentados da reforma agrária justificando-se pelo fato do grande número de assentamentos concentrados (05) e famílias assentadas (500 famílias), bem como a insuficiência de políticas públicas direcionadas a esse público e o fácil acesso junto as lideranças por ocasião dos contatos para o estabelecimento da parceria.

Com relação as parcerias estabelecidas, inicialmente se deu entre a UTFPR COOCAMP, logo a seguir com a Prefeitura Municipal de Renascença que já desenvolvia ações internas nos assentamentos. Na sequência o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), o Sindicato dos trabalhadores Rurais de Renascença (STR), o próprio movimento sem-terra, associações de agricultores e a prefeitura de Marmeleiro.

Na avaliação do professor Olivo Dambrós “o encontro realizado na última sexta-feira representa um marco nas relações da Universidade com a sociedade, especialmente a mais fragilizada e com maior demanda de apoio de instituições públicas”. O evento marca a transição do que seria uma disciplina (Plano Integrado) para um projeto de Extensão Universitária (Integrando Saberes) que vai além inclusive da própria Universidade, somando conhecimentos acadêmicos e saberes populares. Segundo Olivo, “ao direcionar suas ações para debater e promover ações sociais/culturais/organizativas, ambientais e econômico-produtivas, o Projeto Integrando Saberes contempla as diferentes dimensões da sustentabilidade preconizando a defesa da vida e da preservação dos recursos naturais locais”.

Firmada a Carta de Intenções entre as diferentes instituições e organizações sociais, em poucos dias será construído o Plano de Trabalho que ao ser acordado e aprovado gerará o “acordo de parceria” legalizado perante aos tramites normais de cada uma das organizações envolvidas. O “acordo” significará a abertura de oportunidades para a busca de projetos locais e nacionais e a possibilidade de acessar recursos, ampliar famílias beneficiadas e construir novas parcerias e outras ações junto ao projeto INTEGRANDO SABERES.

Mais informações a respeito do projeto Integrando Saberes podem ser obtidas com os professores coordenadores no Departamento Acadêmico de Agronomia, pelo telefone (46) 3220-2548 ou pelo endereço eletrônico olivodambros@utfpr.edu.br.

Ato de assinatura.JPGMística.JPG
Neimar UTFPR.JPG Público 3.JPG

Atualizado em 27/06/2017

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook.