Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2017 Junho Acadêmicos e professores do Câmpus participarão da Operação Serra do Cachimbo em Itaúba, no Mato Grosso

No período de 14 a 30 de julho, uma comitiva integrada por acadêmicos e professores da UTFPR – Câmpus Pato Branco, participará da Operação Serra do Cachimbo, do Projeto Rondon, em Itaúba/MT.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, tem por finalidade levar as Instituições de Ensino Superior (IES) e seus estudantes a diferentes regiões do Brasil, dando-lhes a oportunidade de conhecerem diferentes realidades, socializarem seus saberes e, na interação com as comunidades, elaborarem propostas e criarem soluções participativas, de modo a atenuar as deficiências estruturais locais, contribuir para o bem-estar dessas populações e, simultaneamente, consolidar a formação dos universitários como cidadãos.

A chamada Operação Serra do Cachimbo será desenvolvida em 08 municípios dos Estados do Mato Grosso e do Pará, incluindo o município de Itaúba (MT), no qual atuará a UTFPR Câmpus Pato Branco. A Operação envolverá, também, os municípios de Altamira (PA), Carlinda (MT), Guarantã do Norte (MT), Nova Guarita (MT), Novo Mundo (MT), Paranaíta (MT) e Terra Nova do Norte (MT).

O município de Itaúba, localizado a cerca de 600Km da capital Cuiabá, apresenta uma população com aproximadamente 4.625 habitantes. Seu território abrange 6.215,35 km². A economia do município gira em torno das indústrias madeireiras, que dispõem de grande quantidade de matéria prima na região.

Em cada município trabalharão duas equipes de IES distintas, as quais realizarão ações específicas, compondo conjuntos denominados “A” e “B”. A Equipe do Câmpus Pato Branco atuará em Itaúba/MT como Conjunto B, desenvolvendo atividades nas áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho. O Conjunto A, será representado no mesmo município pelo Centro Universitário Lusíada (UNILUS), que trabalhará com temas relacionados à Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.

Cada equipe é composta por 10 rondonistas, dentre eles dois professores e oito acadêmicos, todos voluntários, que oferecerão oficinas, palestras e cursos gratuitos à população. A equipe do Câmpus será coordenada pela professora Giovana Faneco Pereira, juntamente com o professor Thiago de Oliveira Vargas, coordenador adjunto.

A equipe de rondonistas do Câmpus Pato Branco conta com os seguintes alunos e seus respectivos cursos: Amanda Santos de Lima (Química), André Luiz Simonetti (Agronomia), Anelise Dick (Engenharia Civil), Fernanda Sanches Busch (Letras), Franciele Paludo (Agronomia), Maria Helena Belusso (Engenharia Elétrica), Patiuska Vagner Oro (Administração) e Willians Raphael Francelino (Engenharia Mecânica).

Serão ministradas 25 oficinas, das quais se destacam “A Arte de Contar Histórias”, “Água e Qualidade de Vida”, “Sistemas Individuais De Tratamento de Esgotos”, “Empreendedorismo: Discutindo Possibilidades”, “Associativismo e Cooperativismo”, “Instalações Elétricas: Capacitação e Aprimoramento” e “Bomba Carneiro”.

A acadêmica Patiuska fala da expectativa em participar da Operação: “Para mim, é a oportunidade de colocar todo o conhecimento agregado no curso de Administração em prática e transferi-lo para alguém que não teve a mesma oportunidade de estudo, por exemplo. Nossa equipe aqui da UTFPR de Pato Branco acredita que o aprendizado será recíproco e a viagem ao autoconhecimento será inevitável. As expectativas para atender ao município de Itaúba/MT são as melhores e todos nós estamos ansiosos para fazer o melhor trabalho nessa nova realidade!”, externou a rondonista.

Atualizado em 26/06/2017

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook.