Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2017 Maio Internacionalização

Internacionalização

Câmpus Pato Branco e Instituto Politécnico de Bragança discutem ampliação das áreas de dupla diplomação

Na última quinta e sexta-feira, dias 27 e 28 de abril, o Câmpus Pato Branco da UTFPR recebeu professores do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal, para a negociação de novos acordos de dupla diplomação.

Os professores Paulo Alexandre Gonçalves Piloto e Manuel Joaquim da Costa Minhoto foram recepcionados pelas comissões internas de internacionalização dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica da UTFPR Câmpus Pato Branco. Estiveram reunidos com os professores portugueses os professores Gustavo Lacerda, Paôla Dalcanal e Marina Rocha, pela Engenharia Civil, e Robson Trentin, Dalmarino Setti, Luiz Carlos Martinelli Junior e Paulo Novak, pela Engenharia Mecânica.

Aos visitantes, primeiramente, foram apresentadas as instalações físicas, as matrizes dos cursos de Engenharia Civil e Mecânica, os programas ofertados no Câmpus Pato Branco e as instalações da Universidade, especialmente os laboratórios dos dois cursos. Em seguida, ocorreram reuniões de trabalho com foco nas questões relativas à proposta de acordo de dupla diplomação.

Para o professor Gustavo Lacerda Dias, do departamento acadêmico de Construção Civil (DACOC), a programação destes dois dias de trabalho foi intensa e bastante proveitosa. “A dinâmica de trabalho foi extremamente eficiente e os termos do acordo puderam ser delineados em comum acordo, o que facilitou sobremaneira o avanço nas negociações, tendo sido praticamente concluída a proposta do acordo”.

A dupla diplomação oferece uma oportunidade extraordinária aos alunos da UTFPR, na medida em que propicia a vivência de um ano de intercâmbio no exterior, aliado à obtenção do diploma de graduação tanto da UTFPR como da instituição parceira, neste caso, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) ”, enfatizou o professor Gustavo

Os próximos passos envolvem a apresentação e discussão interna nos respectivos Colegiados de Curso e, em seguida, a proposta segue para apreciação da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD). A expectativa é de que tudo esteja concluído nos próximos dois meses, de modo que possam ser enviados alunos para Portugal ainda este ano, para início de estudos no início de setembro, na volta das férias do verão europeu.

IMG_7314.JPGIMG_7317.JPG

Atualizado em 03/05/2017

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook.