Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2017 Maio Acadêmicos de Engenharia Civil participam de ação em prol do rio Ligeiro, em parceria com a Sanepar.

Com o objetivo de realizar a avaliação da infraestrutura da rede coletora/travessias de esgoto, análises da condição das galerias de águas pluviais, bem como a coleta de informações quanto à qualidade ambiental a fim de minimizar os impactos da canalização do rio Ligeiro, o curso de Engenharia Civil, do Câmpus Pato Branco, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Sanewall, participou do projeto intitulado Desafio da Conservação dos Recursos Hídricos - ação em prol do rio Ligeiro, desenvolvido pela Sanepar.

Na expedição realizada no dia 06 de maio, equipes especializadas e equipadas com EPIs adentraram um trecho de aproximadamente 2 mil metros do rio Ligeiro em Pato Branco, iniciando na Rua Tocantins, passando pela Avenida Brasil, seguindo para a bacia de contenção e trecho do rio Ligeiro, no Bairro Novo Horizonte. Os alunos do curso de Engenharia Civil visitaram trechos do rio, onde vivem algumas famílias ribeirinhas, observando as condições de sobrevivência dos que ali residem e a sua relação com o meio ambiente.

Segundo a professora Vaneza Andrea Lima de Freitas, “o mutirão promovido pela Sanepar e parceiros, com ações em prol do rio Ligeiro, possibilitou aos estudantes a percepção da realidade que atinge este rio em especial no trecho urbano, o tamanho da degradação que já se instalou em suas margens. Como avaliação final deste projeto, ressalta-se a importância em trabalhar a educação ambiental nas escolas e comunidades de forma que os pensamentos e atitudes ambientalmente sustentáveis sejam perpetuados”.

A acadêmica Thayla Carolina Fialho, do 8º período de Engenharia Civil, avalia o evento como “muito importante para a sociedade, fazendo com que os estudantes estejam colaborando com o futuro em parceria com a Sanepar, para fazer essa conscientização ambiental ao redor das pessoas que ficam alojadas as margens do rio. Eu acho muito válida a participação da Universidade em estudos, pesquisas e levantamentos de dados na busca de soluções para minimizar e conscientizar a população em relação aos impactos ao meio ambiente”.

A participação em atividades como esta, vem ao encontro das diretrizes institucionais e promove a interação entre a Universidade e a comunidade, conforme relatou o acadêmico Andrio Matheus Colomby das Neves, do 10° período. “Nós, futuros Engenheiros, temos que ter uma responsabilidade não só técnica de fazer um projeto consciente, um projeto correto, mas também se preocupar muito com a questão social de utilização de medidas não estruturais, medidas de conscientização da população, visando sempre fazer projetos eficientes, mas também se preocupando com a sustentabilidade”.

Mais do que uma visita técnica, a participação dos estudantes se mostrou como uma ação social, chamando a atenção dos estudantes e da comunidade para a importância da conservação ambiental e sua relação com o bem-estar social.

A ação contou também com a participação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Corpo de Bombeiros, e outras instituições convidadas. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico vfreitas@utfpr.edu.br ou pelo telefone (46) 3220-2628.

Mutirão_01.JPG