Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2017 Março Palestra da Aula Magna do PPGDR abordou a interiorização da Pesquisa e da Pós-Graduação no Brasil

No dia 22 de março, no Câmpus Pato Branco, ocorreu a Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), marcando o início das atividades da turma 2017 do Mestrado.

O tema abordado pela professora Virginia Elizabeta Etges, do PPGDR, da Universidade de Santa Cruz ( UNISC) versou sobre “Os Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional no Contexto da Interiorização da Pesquisa e da Pós-Graduação no Brasil”.

A partir de três questões centrais: 1) Por que o tema Desenvolvimento Regional adquire relevância no Brasil no final do século XX e início do século XXI? 2) Por que Desenvolvimento REGIONAL? e 3) Local e Regional são sinônimos?, a professora refletiu que entender o local e o regional como sinônimos tem levado a sérios equívocos na interpretação da realidade. Trata-se de duas dimensões (escalas) de abordagem que devem ser devidamente esclarecidas.

Citando Tania Bacelar (2009), a professora Virginia concluiu suas reflexões mencionando que “a diversidade brasileira é um elemento fundamental do nosso país, e o novo conceito de desenvolvimento (ênfase na dimensão social) está estimulando a sociedade brasileira a redescobrir essa diversidade. O outro conceito (hegemonia da dimensão econômica) nos estimulava a pensar no econômico e dentro do econômico na indústria: ele era muito restritivo. O novo conceito, quando desembarca no Brasil, estimula a sociedade a revisitar o Brasil e a redescobri-lo: aí a diversidade brasileira aparece, porque ela é muito forte”.

Para a coordenadora do PPGDR/UTFPR, professora Marlize Rubin Oliveira, “a Aula Magna de 2017, representou um momento de diálogo e reflexões com uma pesquisadora com larga experiência na área do desenvolvimento regional e, com certeza, professores e alunos terão a oportunidade de aprofundar tais reflexões no âmbito do Programa”, destacou ela.

A nova turma conta com 25 alunos e o processo de seleção ocorre anualmente, no segundo semestre, com início das atividades no primeiro semestre de cada ano.

O PPGDR

O Mestrado em Desenvolvimento Regional está em seu oitavo ano de atividades de ensino e pesquisa no Câmpus Pato Branco, envolvendo três linhas: Ambiente e Sustentabilidade, Regionalidade e Desenvolvimento, e Educação e Desenvolvimento. Atualmente o PPGDR oferta 24 vagas anuais, sendo 21 para estudantes brasileiros e 03 para estudantes estrangeiros. Saiba mais em: www.pb.utfpr.edu.br/ppgdr

Atualizado em 28/03/2017

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook