Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2017 Setembro Câmpus Pato Branco exercita a democracia na escolha do Ouvidor

Câmpus Pato Branco exercita a democracia na escolha do Ouvidor

Entendendo o importante papel das Ouvidorias no serviço público, no Câmpus Pato Branco, desde 2013, a escolha do Ouvidor ocorre em processo democrático referendado pelo voto dos Servidores. No último dia 16 de agosto, recebendo 87 votos, de um total de 129 votantes, o professor Luís César Cassol foi o escolhido para exercer esta tarefa.

A Ouvidoria é um espaço para a participação cidadã, auxiliando a Instituição no desenvolvimento de suas atividades com maior eficiência e eficácia. “Em que pese não tenhamos poder decisório, ao Ouvidor compete o poder da persuasão”, destaca Cassol. Desta forma “muito mais do que simplesmente receber os protocolos e respondê-los com agilidade, respeitando os prazos que nos são impostos, sempre que possível procuramos auxiliar nos processos de tomada de decisão, influindo positivamente para o bem da Instituição”, complementa.

Avançar no diálogo entre usuário-instituição, procurando resolver os conflitos já nas bases e, com isso, evitando desgastes desnecessários, é um dos objetivos do Ouvidor. “Meu trabalho é feito com discrição, sempre atuando com independência e autonomia, na busca pela resolução dos conflitos”, afirmou ele.

Embora isso não seja usual, a Ouvidoria também é um espaço para manifestação de coisas/fatos positivos, além do recebimento de sugestões para a melhoria dos serviços oferecidos pela máquina pública. Preocupado com aquilo que julga ser uma característica inerente ao ser humano, o professor Cassol concluiu dizendo que “o avanço das redes sociais mostrou sujeitos ávidos pela crítica e às vezes esquecemos daquilo que é bom, feito com carinho, dedicação e qualidade, que, diga-se de passagem, são obrigações do Servidor Público, porém um elogio pode motivar um pouco mais, numa época de tanto desencanto”.

Desde março de 2017 a Ouvidoria da UTFPR aderiu ao Sistema e-Ouv, da Ouvidoria-Geral da União (OGU), órgão ligado ao Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União, para continuar atuando no diálogo entre o cidadão e a Administração Pública, visando a melhoria dos serviços prestados. O professor Cassol destaca que “qualquer pessoa, física ou jurídica, pode registrar a sua manifestação, na forma de Denúncia, Reclamação, Solicitação, Sugestão ou Elogio, acessando ao seguinte endereço: https://sistema.ouvidorias.gov.br (o acesso ao sistema está disponível na página da Ouvidoria no portal da UTFPR)”.

Além disso, a Ouvidoria também atende, em vários horários ao longo da semana, num ambiente reservado, localizado no andar superior do Bloco B (ao lado da DIRGRAD). “Nesse espaço recebemos os(as) cidadãos(ãs), proporcionando um atendimento humanizado e acolhedor. Por vezes uma pequena conversa acalma a alma, as pessoas se sentem valorizadas simplesmente por serem ouvidas”, considerou Cassol.

A Ouvidoria da UTFPR é formada por 13 Ouvidorias de Câmpus e uma Ouvidoria-Geral. Na página podem ser obtidas outras informações relacionadas ao funcionamento, bem como perguntas frequentes.

Atualizado em 05/09/2017

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook.

Ações