Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

EPAST

14° Encontro Paranaense de Astronomia acontece de 07 a 10/09 no Câmpus Pato Branco

O maior encontro de Astronomia do Paraná inicia nesta quinta-feira (07) e segue até o dia 10 de setembro, no Câmpus Pato Branco da UTFPR. O 14° Encontro Paranaense de Astronomia (EPAST) reunirá professores, pesquisadores, acadêmicos e interessados na área, atraindo também participantes de diversas regiões do país.

O evento tem por objetivo divulgar as Ciências do Espaço, que abrange desde áreas teóricas, práticas e técnicas. O EPAST também serve de elemento de integração das pessoas interessadas, forma de incentivo às carreiras científicas entre os estudantes de todos os graus de ensino, meio de atualização e aprofundamento de conhecimentos para professores de todos os níveis de ensino, ferramenta de divulgação científica entre a população, ainda como elemento de apoio ao ensino não só da Astronomia, mas de outras Ciências.

A abertura do evento ocorrerá às 10 horas do dia 07, seguida da palestra “Atividade sol e sua influência no cotidiano”, ministrada por Dieinifer Camargo, acadêmica da UTFPR e pesquisadora na área. Na programação estão previstas 10 palestras com profissionais dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, além de dois seminários, oficinas, minicursos, exposições de pôsters e debates.

Todas as palestras são gratuitas e abertas à participação de toda a comunidade. As oficinas e minicursos são voltadas às pessoas que atuam no ensino de Astronomia ou em cursos de capacitação e extensão na área.

Integrando a programação do evento, nos dias 07 e 08, acontece o Epastinho, que contempla atividades direcionadas às crianças até 12 anos. As atividades serão desenvolvidas através de jogos e brincadeiras envolvendo Astronomia.

Na noite de sexta-feira (09), a partir das 20 horas, na pista de atletismo da UTFPR, acontecerá a Astrofesta. Na oportunidade, estarão instalados equipamentos da UTFPR e ministrado um minicurso para observação do céu a olho desarmado. As pessoas que possuem equipamentos para observação do céu poderão levá-los. Além destas atividades haverá atividade cultural, com animação da dupla Bola e Vini e dos músicos João Flavio e Boka Viana.

As inscrições para participantes podem ser feitas no ato do credenciamento, no local ou no site do evento, mediante investimento no valor de R$ 30,00 (trinta reais) para o público em geral, R$ 15,00 (quinze reais) para estudantes e gratuito para crianças até 12 anos. No credenciamento, os participantes farão a opção das oficinas e minicursos, as quais desejam participar. As mesmas estão divulgadas na programação.

O GEAstro providenciará alojamento a quem precisar e/ou desejar na própria Universidade. Para tanto, é recomendado que os participantes solicitem alojamento no ato da inscrição e providenciem os objetos necessários à sua acomodação, como colchão, roupa de cama, travesseiro, cobertores, etc.

De acordo com os organizadores esse encontro oportuniza o contato entre os interessados pela Astronomia e Astronáutica e seus campos especializados. Abrange astrônomos profissionais, astrônomos e Artes com as Ciências do Espaço, autodidatas, professores, estudantes de todos os graus de ensino e interessados em geral. Palestras, apresentações de resumos, concurso de astrofotografia, sessões de planetário, visita a cratera de impacto de meteoro, Epastinho, Astrofesta e outras atividades que também fazem parte do evento.

Mais informações podem ser obtidas no site do GEAstro, e-mail geastro-pb@utfpr.edu.br ou com a professora Tina pelo telefone (46) 3220-2602.

A organização local do evento está sob a responsabilidade do Grupo de Estudo, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia - GEAstro, com apoio da UTFPR-PB.

Atualizado em 05/09/2017

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook.

Ações