Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Cursos de Qualificação Profissional

Os cursos de Qualificação Profissional objetivam o enriquecimento curricular, a atualização e o treinamento profissional da comunidade interna e externa da UTFPR, e serão ministrados por servidores do quadro ativo da UTFPR ou por convidados.

Caracterizam-se como cursos de Qualificação Profissional aqueles que objetivem a informação básica de conhecimentos, renovem e aperfeiçoem conhecimentos, transmitam e divulguem técnicas profissionais.

Modalidades

  • Cursos Comunitários: cursos de qualquer natureza e nível, ofertados por iniciativa dos servidores ou departamentos e destinados à comunidade em geral.
  • Cursos Empresariais: cursos de qualquer natureza e nível, exclusivamente realizados por solicitação de instituições ou empresas, nas instalações da UTFPR ou em localização proposta pela demandante, com clientela por ela definida.

Classificação por Objetivo e Carga Horária

  • Cursos de Atualização: objetivam oferecer noções introdutórias numa área específica do conhecimento ou ampliar conhecimentos, habilidades ou técnicas em uma área de conhecimento e cuja duração, seja de, no mínimo, 08 horas.
  • Cursos de Treinamento: objetivam treinar e capacitar em atividades profissionais específicas e cuja duração seja de, no mínimo, 20 horas.
  • Cursos de Aperfeiçoamento: objetivam capacitar, ampliar e desenvolver conhecimentos e habilidades técnicas, em áreas específicas do conhecimento destinado a graduados e cuja duração seja de, no mínimo, 180 horas.

Fonte:

 Resolução nº 09/2011-COEMP

Procedimentos

1. O proponente deverá:

  • Entrar em contato com o DEPEC para sanar as dúvidas referentes à demanda;
  • Preencher e encaminhar o projeto ao DEPEC com a máxima antecedência (15 dias);

2. O DEPEC efetuará a conferência, estando em conforme, o projeto será encaminhado para as devidas assinaturas/aprovações;

3. Em sendo aprovado o projeto, serão abertas as Inscrições;

4. Havendo inscritos, será executado o projeto;

5. A Folha de Frequência deverá ser devidamente preenchida e assinada;

6. No final do curso, as Fichas de Inscrição, a Folha de Frequência, com as notas da(s)avaliação(ões) e outros materiais impressos deverão ser entregues ao DEPEC, para a devida emissão dos certificados e para arquivo;

7. O DEPEC encaminhará uma cópia do projeto para o Departamento Acadêmico de lotação do proponente. para arquivo.

 

Documentos

Projeto de Curso Gratuito

Projeto de Curso Remunerado

Ficha de Inscrição

Folha de Frequência

Regulamentos

Resolução nº 09/2011-COEMP Regulamento para os Cursos de Qualificação Profissional

Resolução nº 04/2012 - COEMP Regulamento para Certificados, Declarações e Certidões

Ações do documento