Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Pesquisa e Extensão

Pesquisa

Os acadêmicos e professores envolvem-se em pesquisa científica aplicada de três formas diferentes durante o andamento do seu curso de graduação:

  1. Participando como bolsista ou voluntário de iniciação científica, inovação e desenvolvimento tecnológico dos projetos de professores do curso de Administração;
  2. Na produção do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de acordo com regulamento próprio;
  3. Na realização de artigos científicos para a conclusão das disciplinas ou do curso.

Destacamos que o Departamento de Administração possui um Núcleo de Pesquisa Avançada em Administração (NUPEA), o qual representa os professores e estudantes pesquisadores junto aos órgãos de fomento internos e externos.

Atualmente os acadêmicos e professores realizam pesquisas, em temas como gestão pública, gestão da inovação, empreendedorismo, gestão de pessoas, organização e métodos, orçamentos e alavancagem financeira, governança corporativa, administração de material, estratégia de marketing, comportamento do consumidor digital e marketing digital, administração de produção, gestão do conhecimento e gestão ambiental.

 

Extensão

As atividades de integração entre a comunidade acadêmica e empresarial acontece de duas formas. A primeira é o Estágio Curricular Supervisionado e Obrigatório, onde o(a) estudante é o principal elemento de conexão entre teoria e prática administrativa. Durante um período mínimo de quatro meses, o(a) estudante irá se colocar "à prova" no mercado, experimentar conhecimentos, habilidades e competências adquiridas ao longo do curso, aproveitando a oportunidade de verificar como a teoria se adéqua à prática e beneficiando a comunidade empresarial.

De forma mais pontual, professores e estudantes poderão propor e participar de projetos de extensão com objetivos mais específicos na aproximação da teoria com a prática. Nestes projetos específicos, a extensão ocorrerá por meio das visitas técnicas, realização e organização de palestras e eventos, realização da semana acadêmica do curso, oficinas de capacitação e outras ações demandadas pela comunidade empresarial.

Ações do documento