Curso de Agronomia

Curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus Pato Branco

Logotipo do Curso de Agronomia 12.1KB

O Curso de Agronomia é um dos mais amplos que existem, estudam-se todos os reinos da natureza, dessa forma as opções de atuação são extremamente variadas. O profissional de Agronomia, chamado Engenheiro Agrônomo, recebe formação que lhe permite atender as necessidades dos produtores rurais e atuar nos setores público e privado, nas atividades de planejamento, produção, ensino, pesquisa e extensão; é regido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA.
Basicamente, o Curso de Agronomia divide-se, dentro das ciências agrárias, nas áreas de Fitotecnia (cultura de lavoura, fruticultura, olericultura, parques e jardins); Solos  (fertilidade,  manejo  e  conservação  do  solo);  Fitosanidade  (fitopatologia,entomologia  e  plantas  daninhas); Socioeconomia  (economia  rural,  sociologia, planejamento e administração); Alimentos (tecnologia de produtos de produção vegetal e animal); Engenharia Rural (irrigação e drenagem, construções rurais, máquinas  agrícolas  e  topografia);  Zootecnia  (pastagens,  nutrição  e  produção animal). Essas são as principais áreas que o Engenheiro Agrônomo deverá dominar e atuar, além de áreas mais recentes, como meio ambiente e plantas medicinais.
Os  principais  objetivos  do  Curso  de Agronomia  são  garantir  a  sólida  formação técnica, humanística e política, com enfoque curricular generalista, propiciando visão sistêmica  dos  processos  produtivos;  gerar,  adaptar  e  validar  tecnologias  à  agricultura, em especial a familiar, sob a ótica da sustentabilidade da relação do homem com a natureza; e proporcionar condições para o desenvolvimento, no acadêmico, de uma atitude ética e responsável, nas suas relações profissionais e pessoais, com a natureza e com a sociedade.

A Coordenação do Curso de Agronomia - COAGR e o Programa de Pós-Graduação em Agronomia - PPGAG (Cursos de Mestrado e Doutorado), fazem parte do Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias - DAGRO.

Adiciona essa página aos favoritos (link curto)

http://www.pb.utfpr.edu.br/coagr

/topo\


Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso:

As  atribuições  do  Engenheiro  Agrônomo  são  estabelecidas  pelo  CREA  e  lhe permitem atuar:

  • Na  pesquisa,  na  produção,  no  processamento,  no  armazenamento,  na industrialização e comercialização de diversos produtos de origem animal ou vegetal;
  • Em órgãos públicos ou privados. 

Duração do curso:

05 anos


Regime:

Semestral (10 períodos)


Diploma:

ENGENHEIRO AGRÔNOMO.


Reconhecimento do Curso (MEC):

Aprovado o funcionamento pela Decreto nº      de 28/01/92.
Reconhecimento pela Portaria MEC nº 712/97 de 16/06/97.
Renovação de Reconhecimento Portaria MEC nº 383/11 de 19/09/11.


Sistema de Avaliação

A aprovação nas disciplinas dos cursos de graduação dar-se-á por Nota Final igual ou superior a 6,0 (seis) proveniente de avaliações realizadas ao longo do semestre letivo previstas no Plano de Ensino e frequência nas disciplinas presenciais igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) ou participação nas atividades programadas nas disciplinas semipresenciais igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento).
A aprovação em Estágio Curricular Obrigatório, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares seguirão regulamentos específicos.

/topo\

A federação dos Engenheiros Agrgrônomos do Paraná (FEaPR)

e a

Associação dos Engenheiros Agrgrônomos de Pato Branco (AEAPB)

Por ocasião do XXII Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos, concedem essa homenagem especial ao Curso de Agronomia da UTFPR/Câmpus Pato Branco, pelos 25 anos de empenho e dedicação na formação profissional e pela firme atuação junto à sociedade civil.

Agronomia-Pato_Branco-UTFPR_25_anos-mini

 Rádio "on-line" Rádio Agronomia  

Ajude o Projeto Coprófilos

Projeto Coprófilos - Doe Alumínio

Doe Alumínio

 


   Calendários:     

 Horário

Moodle

Sistema
Acadêmico

Biblioteca

Periódicos
CAPES

  *Acadêmico UTFPR   

Graduação

Mestrado e Doutorado

  Moodle  

    Sistema Acadêmico        Biblioteca     Periódicos CAPES  

 /topo\

ícone agronomia ©2003-2016 Prof. Dr. Jorge Jamhour

Ações do documento