Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Diretorias Diretoria de Graduação e Educação Profissional - DIRGRAD Cursos Engenharia Elétrica ENADE 2011: 3ª maior nota a nível nacional!

ENADE 2011: 3ª maior nota a nível nacional!

A nota do ENADE dos concluintes do curso de Engenharia Elétrica foi a 3ª maior dentre os demais cursos enquadrados na mesma área a nível nacional. Esta colocação na classificação pela nota do ENADE dos concluintes é fruto do grande potencial dos alunos, do elevado nível de qualificação dos professores e da infraestrutura disponibilizada pela instituição.


O objetivo do ENADE é avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. No ano de 2011, os alunos ingressantes e concluintes do curso de Engenharia Elétrica da UTFPR – Câmpus Pato Branco realizaram as provas do ENADE. Conforme o parágrafo 1º do art. 1º da portaria nº 386 de 17/10/2012, publicada no Diário Oficial da União no dia 18/10/2012, que normatiza o processo de cálculo e a forma de divulgação dos indicadores da Educação Superior, são indicadores de qualidade da educação superior:

 

I. O  conceito  obtido  a  partir  dos  resultados  do  Exame  Nacional  de  Desempenho  dos Estudantes (ENADE);

II. O Conceito Preliminar de Curso (CPC);

III. O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

 

O Conceito Preliminar de Curso (CPC), que vai de 1 a 5, é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no Brasil. O CPC é obtido a partir de diferentes variáveis que compreendem os resultados da avaliação de desempenho dos estudantes, da infraestrutura e instalações, dos recursos didáticopedagógicos e do corpo docente. Segundo o Manual dos Indicadores de Qualidade 2011, criado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o CPC é obtido a partir da seguinte equação:

 

calculoenade.png

 

onde NIDD é a Nota do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e  Esperado, NC é a Nota dos Concluintes no ENADE, NPD é a Nota de Professores Doutores, NPM é a Nota de Professores Mestres, NPR é a Nota de Professores com Regime de Dedicação Integral ou Parcial,  NF é a Nota referente à Infraestrutura e  NO corresponde a Nota referente à Organização Didático-Pedagógica. Desta forma, o CPC é um indicador mais preciso e adequado, quando comparado apenas com a nota do ENADE dos concluintes, para classificar cursos em uma mesma área de enquadramento.

O curso Engenharia Elétrica da UTFPR – Câmpus Pato Branco é enquadrado na área de Engenharia – Grupo II (Engenharia Elétrica).

Ações do documento