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Estrutura Curricular

A estrutura curricular do Programa compreende disciplinas, estágio de docência, seminários de pesquisa, oficinas de pesquisa, atividades complementares, exame de qualificação, exame de língua estrangeira e trabalho de dissertação, conforme proposta do Programa.

Disciplinas obrigatórias

As disciplinas obrigatórias têm por objetivos:

  • A construção de referencial teórico comum que contemple um entendimento aprofundado das relações sociedade e natureza, identificando questões que estão na interface entre esses dois sistemas, bem como visa instrumentalizar os mestrandos para compreender temas complexos que requerem a capacidade de dialogar com diferentes áreas do conhecimento, na perspectiva do desenvolvimento regional em bases sustentáveis.
  • Instrumentalizar os alunos para a investigação científica na perspectiva interdisciplinar, bem como subsidiar a elaboração e a execução de seus projetos de pesquisa e de suas dissertações

As disciplinas obrigatórias devem ser cursadas integralmente, totalizando 10 créditos.

Disciplina

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Interdisciplinaridade

Oficina de Pesquisa I

 Disciplinas Eletivas

As disciplinas eletivas têm por objetivo fornecer suporte aprofundado para a compreensão das áreas específicas de interesse dos diversos projetos de pesquisa em desenvolvimento no Programa.

Devem ser cursadas pelo menos três disciplinas eletivas, totalizando 12 créditos.

Disciplina
Agricultura familiar e desenvolvimento regional
Agroecologia
Análise Multivariada
Biologia Ambiental e Sustentabilidade
Capital Social e Território
Cultura, Sociedade e Ambiente: Aportes Sociológicos e Antropológicos
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Diversificação dos Meios de Vida no Mundo Rural
Educação, Ambiente e Sociedade
Educação e Desenvolvimento Sustentável
Evolução das Espécies, Biodiversidade e Agricultura Sustentável
Gestão Territorial e Planejamento Ambiental
Linguagem, Atividade e Desenvolvimento Humano
Migrações Transmundiais Contemporâneas e Desenvolvimento Regional
Políticas Públicas e Desenvolvimento
Representações e Práticas Socioambientais
Representações Metacognitivas para o Ensino e a Pesquisa
Restauração Florestal e Sociedade
Sociologia da Alimentação
Solo e Sociedade
Teoria e Prática do Ensino Superior
Tópicos Especiais em Ambiente e Sustentabilidade
Tópicos Especiais em Educação e Desenvolvimento
Tópicos Especiais em Regionalidade e Desenvolvimento
Universidade: Desafios Contemporâneos

 

Estágio de Docência 

O estágio de docência constitui atividade do Programa e visa acompanhar o ensino da graduação e também aproximar o corpo discente do PPGDR do espaço escolar da educação básica e da comunidade.

Seminários de Pesquisa

Os Seminários de Pesquisa têm por finalidade garantir um espaço de construção e acompanhamento dos trabalhos de pesquisa, em que pós-graduandos, professores e eventuais convidados reúnem-se para refletir e debater temas e metodologias pertinentes. 

Atividades Complementares

As Atividades Complementares tem por finalidade complementar a formação do mestrando mediante o fortalecimento de processos de interação acadêmica nos âmbitos interno e externo ao Programa, principalmente através da participação em eventos científicos de abrangência nacional ou internacional com apresentação de trabalho e publicação de texto completo nos respectivos anais, bem como a produção acadêmica qualificada em periódicos científicos de relevância para a Área  de avaliação do PPGDR na CAPES.

 

Requisitos para Titulação

O Curso de Mestrado têm duração mínima de 12 (doze) e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, incluídos períodos de trancamentos. 

Para obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional é obrigatório:

  • Obter 22 (vinte e dois) créditos em disciplinas;
  • Obter 2 (dois) créditos em seminários de pesquisa;
  • Obter 1 (um) crédito pela submissão de um artigo em periódico relevante para a Área de Avaliação do Programa na Capes em coautoria com docente do PPGDR; 
  • Obter 1 (um) crédito pela publicação de trabalho completo em anais de evento nacional ou internacional em coautoria com docente do PPGDR; 
  • Ser aprovado em exame de suficiência em língua inglesa;
  • Ser aprovado em exame de qualificação do projeto de pesquisa da dissertação por comissão examinadora composta por, no mínimo, 3 (três) participantes com título de doutor;
  • Ser aprovado na defesa da dissertação por comissão examinadora composta por, no mínimo, 3 (três) participantes com título de doutor, sendo pelo menos um externo ao PPGDR; 
  • Submeter artigo científico derivado da dissertação em periódico relevante na Área de Avaliação do Programa em coautoria com o orientador.
  • Entregar 1 via impressa e encadernada e 2 cópias em formato eletrônico da versão definitiva da dissertação de mestrado no prazo máximo de 60 dias a contar da data da defesa.

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