Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Diretorias Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - DIRPPG PÓS-GRADUAÇÃO Mestrados PPGDR INSCRIÇÃO E SELEÇÃO Processo de seleção para ingresso em 2018

Processo de seleção para ingresso em 2018

Edital nº 07/2017-PPGDR. (clique aqui)

Formulário de inscrição on line. (clique aqui)

Emissão de GRU (Guia de Recolhimento da União) para pagamento da taxa de inscrição. (clique aqui)

Observações:

• Leia atentamente o edital de seleção;
  • No formulário de inscrição on line fique atento para selecionar "PPGDR", área de concentração e linha de pesquisa escolhida;
  • O campo "professor" deve ser preenchido com o nome do provável orientador (dentre o rol de docentes do PPGDR);
  • Inscrições sem a indicação da linha de pesquisa e sugestão de professor orientador não serão homologadas;
  • Após efetuar a inscrição on line imprima a ficha, assine e entregue para o fiscal de sala no dia da prova escrita;
  • O arquivo da Carta de Intenção deve ser encaminhado, no formato PDF, e com o nome do candidato, por meio do formulário de inscrição on line;
  • Este processo de seleção é válido para o ano letivo de 2018.

Pedidos de isenção deferidos e indeferidos. (clique aqui)

Retificação dos pedidos de isenção deferidos e indeferidos. (clique aqui)

Inscrições homologadas e ensalamento da prova escrita. (clique aqui)

Atenção: Para realizar a prova escrita o candidato deverá portar documento oficial de identificação com foto e entregar a ficha de inscrição, gerada pelo sistema, impressa e assinada. A entrada na sala de prova será permitida das 13h30min às 14 horas.

Resultado da prova escrita. (clique aqui) [publicado em 20/10/2017 às 10h57min)

Cronograma de arguições. (clique aqui)

Atenção:

a) O/A candidato/a deverá comparecer ao local da arguição portando documentos que comprovem sua trajetória acadêmica e ou profissional conforme especificado no item 7 do edital.

b) O não-comparecimento à arguição na data, local e horário definidos no cronograma implica eliminação do/a candidato/a do processo seletivo.

[NOVO] Resultado final (publicado em 03/12/2017 às 22h30min). (clique aqui)

Cronograma - previsão:

etapadata/período

Inscrição e envio da documentação exigida

de 06/08/2017 a 05/09/2017 (às 23h59min)

Solicitação de isenção da taxa

06/08/2017 a 25/08/2017

Divulgação dos pedidos de isenção deferidos e indeferidos

31/08/2017

Pagamento da taxa de inscrição e encaminhamento do comprovante para selecao-ppgdr-pb@utfpr.edu.br

até 06/09/2017
Divulgação das inscrições homologadas e ensalamento da prova escrita 13/09/2017
Prova escrita 20/09/2017 das 14h às 17h
Resultado da prova escrita até 20/10/2017
Divulgação do cronograma de arguições até 31/10/2017
Arguições de 06/11/2017 a 17/11/2017
Divulgação do resultado final até 04/12/2017

REFERÊNCIAS INDICADAS PARA A PROVA ESCRITA:

BOISIER, S. Desarrollo (local): ¿De qué estamos hablando? In: Madoery, Oscar e Vázquez Barquero, Antonio (Eds.), Transformaciones globales, Instituciones y Politicas de desarrollo local. Rosario: Editorial Homo Sapiens, 2001.

GUIMARAES, R. A ética da sustentabilidade e a formulação de políticas de desenvolvimento. In: VIANA, G.; SILVA, M.; DINIZ, N. (orgs). O desafio da sustentabilidade: um debate socioambiental no Brasil. São Paulo: Editora Perseu Abramo, 2001, p. 43-71.

HEIDEMANN, Francisco G. Do sonho do progresso às políticas de desenvolvimento.  In: HEIDEMANN, Francisco G.; SALM, José Francisco (org). Políticas Públicas e desenvolvimento: bases epistemológicas e modelos de análise. Brasília: Editora da UNB, 2009, p. 23-39.

MORAN, E. F. O desafio de pesquisa em interações homem-ambiente. In: MORAN, E. F. Meio Ambiente e Ciências Sociais: interações homem-ambiente e sustentabilidade. São Paulo: Editora SENAC, 2011, p. 21-53.

RAYNAUT, C. Meio Ambiente e Desenvolvimento: construindo um novo campo do saber a partir da perspectiva interdisciplinar. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 10, p. 21-32, jul./dez. 2004.

SAVIANI, Dermeval. A importância da educação no projeto de desenvolvimento do país. In: O Lunar de Sepé: paixão, dilemas e perspectivas na educação. Campinas: Autores Associados, 2014, p.161-174.

SAVIANI, Dermeval. História do presente e história do futuro: a crise estrutural do capitalismo, a educação e a escola do século XXI. In: História do Tempo e Tempo da História: estudos de historiografia e história da educação. Campinas: Autores Associados, 2015, p. 155-169.