Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Diretorias Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - DIRPPG PÓS-GRADUAÇÃO Mestrados PPGEC Perfil do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGEC

Perfil do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGEC

O campus de Pato Branco da UTFPR vem desenvolvendo uma proposta de se tornar um Centro de Excelência em Engenharia Civil, adotando os mais novos conceitos de sustentabilidade, devido à crescente preocupação com a qualidade ambiental. A conscientização da sociedade e a legislação ambiental têm induzido as empresas do setor da Indústria da Construção Civil, a uma relação mais sustentável com o meio ambiente, devendo focar seus esforços no desenvolvimento de novas tecnologias no sentido de reduzir sua participação como uma das cadeias produtivas que mais contribuem com a degradação ambiental. Este programa de pós-graduação se alinha com esta motivação, ao ter como objetivo desenvolver a região e o país, para a pesquisa científica, exercício profissional de alto nível, desenvolvendo e difundindo novos conhecimentos e tecnologias, assim como a docência no magistério superior.

Objetivos específicos do programa:

• Formar recursos humanos qualificados a criar novos conhecimentos científicos e tecnológicos; executar atividades de pesquisa e desenvolvimento; e atuar de forma autônoma na preparação especializada de pessoal para essas atividades.
  • Definir, propor, coordenar e executar projetos de pesquisa e/ou desenvolvimento em nível local, nacional ou internacional;
  • Colaborar na capacitação de profissionais da Engenharia Civil, ou de área correlatas, para o exercício de suas atividades;
  • Estabelecer e manter convênios com instituições nacionais e internacionais que permitam fortalecer as linhas de pesquisa do PPGEC.

Perfil do profissional formado:

O pós-graduado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil campus Pato Branco da UTFPR, com grau de Mestre em Ciências, Programa de Engenharia Civil, deverá ser capaz de abordar de forma científica os problemas de engenharia civil, com uma visão ampla e conhecimento multidisciplinar, criando soluções e desenvolvendo tecnologias adequadas, enfatizando as vocações regionais quando pertinente. Ademais, o egresso deverá ser capaz de atuar no ensino e pesquisa em instituições de ensino superior, assim como compreender, refletir e atuar em processos científicos e tecnológicos na área de engenharia civil.

Descrição sintética do esquema de oferta do curso:

As atividades relativas ao curso de Mestrado em Engenharia Civil serão desenvolvidas no campus Pato Branco da UTFPR. Os alunos contam com ambiente propício ao aprendizado, com salas de aula teóricas e ambientes destinados ao desenvolvimento dos projetos de pesquisa, como salas de estudos, laboratórios específicos e computadores, disponíveis em número suficiente para o atendimento dos objetivos do curso.

As aulas serão realizadas no período diurno, segunda à sexta-feira. Excepcionalmente, algumas disciplinas poderão ser ofertadas no período noturno ou em finais de semana, por professores colaboradores ou convidados de outras instituições, sem prejuízo às atividades dos discentes.

A distribuição dos créditos será dada da seguinte forma: mínimo de 20 (vinte) créditos em disciplinas, até 2 (dois) créditos relativos ao estágio optativo em docência, até 2 (dois) créditos com a publicac¸a~o comprovada de trabalhos cienti´ficos completos desenvolvidos no PPGEC em anais de congressos, sendo 1 (um) crédito atribuído a cada trabalho, até 4 (quatro) créditos com a aceitação de trabalhos desenvolvidos no PPGEC em periódicos qualificados CAPES/Qualis B3 ou superior, sendo 2 (dois) créditos atribuídos a cada trabalho.

As disciplinas de Metodologia de Pesquisa em Engenharia e Métodos Numéricos e Estatísticos aplicados à Engenharia são as duas obrigatórias, que pertencem ao núcleo comum do programa de pós-graduação, fundamentais para a formação dos egressos do PPGEC. Ademais, as disciplinas de cunho obrigatório servem de suporte às disciplinas optativas e aos projetos de pesquisa dos acadêmicos. As disciplinas optativas têm como objetivos principais, conforme a linha de pesquisa adotada: fornecer suporte aprofundado, subsidiar a compreensão da problemática de pesquisa comum e desenvolver conceitos e conhecimentos que contribuam para os projetos específicos dos acadêmicos do PPGEC. A escolha das disciplinas optativas deve ser realizada pelo aluno em conjunto com seu orientador.

O Estágio em Docência é optativo, conforme exposto no regulamento do programa, e tem como objetivo possibilitar uma experiência didática junto aos cursos de graduação, visando integrar as atividades de graduação e pós-graduação, além de contribuir para a sua formação profissional.

Ao final do curso, o aluno deverá entregar uma dissertação, de caráter obrigatório, elaborada pelo acadêmico com base na pesquisa desenvolvida, que será apresentada e argüida publicamente por ao menos três professores, quanto ao domínio dos conceitos e metodologias pertinentes à área e/ou linha de pesquisa do PPGEC, considerando o Título de Mestre almejado.

Total de créditos para titulação: 24
Disciplinas: 20