Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Diretorias Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - DIRPPG PÓS-GRADUAÇÃO Mestrados PPGL CONHEÇA O PPGL Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE

A opção pela área de concentração em Linguagem, Cultura e Sociedade insere-se nos estudos das vertentes críticas de formação do sujeito e tem como propósito a análise das relações de mútua influência entre a linguagem e os aspectos culturais e sociais inerentes a toda produção verbal e artística, tanto pela ótica dos processos sincrônicos quanto diacrônicos.

 

Linhas de Pesquisa

O PPGL tem duas linhas de pesquisa, as quais têm como eixo comum, portanto, os estudos sobre a linguagem em suas mais diversas expressões culturais, tendo em vista as relações histórico-sociais que as constituem e são por elas constituídas. Nesse sentido, ambas as linhas de pesquisa mantêm um diálogo salutar, cujos resultados, seja em forma de projetos, seja em forma de estudos e ações, serão compartilhados com a comunidade acadêmica e também com toda a sociedade.

 

  • Literatura, Sociedade e Interartes

Esta linha de pesquisa constitui um espaço para as investigações teóricas envolvendo literatura, sociedade e as demais formas de expressão artística e tem como principal objetivo elucidar suas possíveis relações. O caráter interdisciplinar desta linha de pesquisa compreende como eixos articuladores a Teoria Literária, a Intersemiótica, a Literatura Comparada, a Lusofonia e promove a investigação acerca dos potenciais diálogos entre esses eixos e áreas correlatas das Humanidades. Privilegiando um viés interacionista, a literatura não é aqui concebida como mero produto resultante dos fatos sociais e do contexto histórico no qual foi concebida, mas também criadora e transformadora desse universo psicossocial.

 

  • Linguagem, Educação e Trabalho

Esta linha de pesquisa objetiva estudar a linguagem de uma perspectiva enunciativo-discursiva e sócio-histórica e/ou sociocultural, com a finalidade de elucidar relações entre linguagem, subjetividade e ação/atividade humana em esferas educacionais, culturais e de trabalho. Tais objetivos estão fundamentados em alguns pressupostos teóricos das Ciências da Linguagem, da Educação e do Trabalho.