Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Docentes

 

 DOCENTES PERMANENTES:

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x 

Linha de pesquisa: Literatura, sociedade e interartes x-x-x-x

Docente

Interesses de pesquisa Currículo

Dr. Maurício Cesar Menon

 

Interessa-me orientar trabalhos na área de Literatura, prosa ou poesia; a ênfase de meus trabalhos recaem sobre poesia barroca, literatura fantástica, ficção histórica e romance dos séculos XIX e XX; também me disponho a orientar trabalhos que, numa perspectiva comparativista, aproximem literatura e música. Lattes

Dr. Marcos Hidemi de Lima

marcos_hidemi@yahoo.com.br 

Interesso-me por orientar trabalhos que abordem romances brasileiros, dos séculos XIX e XX, nos quais as marcas da ordem patriarcal estejam presentes, sobretudo naquelas obras cujo embate entre as figuras masculinas e femininas seja um dos principais fios condutores da trama.

Lattes

Dra. Mariese Ribas Stankiewicz

 

Interesso-me por estudos e reflexões sobre a representação social, cultural e de gênero do sujeito na literatura e/ou no cinema no escopo das culturas de língua inglesa. Dentro desta proposta, também me interesso pelos estudos de adaptação fílmica.

Lattes

Dra. Mirian Ruffini

Interesso-me por trabalhos na área da tradução literária com enfoque no par linguístico português/inglês, sob a perspectiva descritivista e dos estudos culturais. Interessam-me também pesquisas relacionadas às literaturas de língua inglesa, assim como a comparação de suas obras àquelas provenientes de outros polissistemas literários.  Lattes

Dr. Rodrigo Alexandre de Carvalho Xavier

 rodrigoxavier@utfpr.edu.br 

Interessa-se por orientação de trabalhos na área de Literatura, com ênfase em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, Diálogos entre Literaturas Lusófonas. Realizou seus estudos de pós-doutoramento orientado pelo Prof. Dr. Silvio Renato Jorge na UFF (Universidade Federal Fluminense).

Lattes

Dr. Wellington Ricardo Fioruci

Interesso-me pelos estudos da ficção contemporânea concernentes ao âmbito tanto ibérico como ibero-americano, com foco nas narrativas de língua portuguesa e língua espanhola. A partir da perspectiva comparativista, também desenvolvo pesquisas relacionadas aos estudos interartes, sobretudo processos de adaptação de romances para o cinema ou para a televisão.

Lattes

 x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

 Linha de pesquisa: 

Linguagem, educação e trabalho

x-x-x-x-x

Docente

Interesses de pesquisa

Currículo

Dr. Anselmo Pereira de Lima 

anselmo@utfpr.edu.br

Interessa-se por pesquisas que se proponham a investigar relações entre linguagem, educação e trabalho em contextos institucionais ou não-institucionais, de um ponto de vista que articule a perspectiva dialógica (Bakhtin, Volochinov) com a perspectiva do desenvolvimento humano (Vigotski, Clot).

Lattes

Dra. Didiê Ana Ceni Denardi

Didiê Ana Ceni Denardi  tem interesse pelos seguintes temas de pesquisa: formação de professores de línguas, práticas pedagógicas, processo de ensino-aprendizagem de línguas materna e estrangeiras modernas, ensino de leitura e de escrita em perspectivas sociointeracionistas, identidade do professor de línguas  e Inglês como língua adicional.

Lattes

Dra. Letícia Lemos Gritti

Interesso-me por trabalhos na perspectiva da teoria e Análise Linguística, com estudos mais especificamente nas interfaces da gramática, analisando a língua por um viés mais estrutural, sem desconsiderar o discursivo. Enfoque em análises de produções orais e textuais escritas que envolvam semântica, pragmática e mecanismos de argumentação.

Lattes

Dra. Márcia Andréa dos Santos 

marsan@utfpr.edu.br 

Professora Márcia Andrea dos Santos desenvolve pesquisas na área de Estudos do Texto e Discurso -  Análise do Discurso e Semiótica. Tem especial interesse em trabalhar com as questões relativas às representações, imaginário e multiculturalismo imbricadas no processo de ensino e na formação docente. 

 

Lattes

Dra. Siderlene Muniz -Oliveira

 

Desenvolve  pesquisas referentes às relações estabelecidas entre linguagem e atividade educacional, incluindo os estudos de gêneros textuais e/ou discursivos. Interessa-se por pesquisas realizadas em todos os níveis de ensino, da educação infantil ao ensino superior e, ainda, por situações de trabalho de outras esferas sociais.

Lattes

Dra. Susiele Machry da Silva

Trabalho na área de Linguística Aplicada, com foco na Fonética/Fonologia e suas interfaces com os campos da Sociolinguística e da Aquisição de Segunda Língua. Interessa-me orientar trabalhos relacionados ao estudo da aquisição/aprendizagem de línguas, percepção e produção em Língua Materna (LM) ou Língua Estrangeira (LE), tratando desde o desenvolvimento da linguagem pela criança, a consciência fonológica em LM e LE, até aspectos relacionados com a atuação do professor em sala de aula no que tange ao trabalho com a percepção e pronúncia de sons.

Lattes

 

 

 

 



Ações do documento