Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Diretorias Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - DIRPPG PÓS-GRADUAÇÃO Mestrados PPGL Procedimentos (novo) SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA - ALUNO EXTERNO

SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA - ALUNO EXTERNO

Quem são considerados Alunos Externos:

• Os alunos de outros cursos da UTFPR (graduação e de pós‐graduação);
  • Os estudantes de programas de pós‐graduação de outras instituições, além de servidores da UTFPR e profissionais externos à UTFPR.
PERÍODO PARA APRESENTAÇÃO DE REQUERIMENTO DE DISCIPLINAS:

Para ingresso no 1º semestre/2018: dias 19 e 20/02/18.
Avaliação do requerimentos: Reunião do Colegiado do PPGL, dia 22/02/18.

PASSO A PASSO:

1 – O candidato deverá preencher e encaminhar ao PPGL o Cadastro de aluno externo e o requerimento de matrícula em disciplina aluno externo, onde já deverá(ão) constar a(s) disciplina(s) de seu interesse (o rol de disciplinas por semestre consta no final da página inicial do PPGL-Horários);

2 – O requerimento de aluno externo passará pela avaliação do Colegiado do PPGL e o aluno receberá um e-mail com o resultado “DEFERIDO” ou “INDEFERIDO”;

**3 – Se DEFERIDO o aluno deverá apresentar junto ao PPGL, na data informada no e-mail, fotocópia (acompanhada dos originais para autenticação) do RG e comprovante de inscrição no CPF; diploma e histórico da graduação (para graduados); Declaração de Matrícula do curso (em caso de ter vínculo com outro programa de pós-graduação Stricto Sensu ou Graduação).

**Estão dispensados de entregar os documentos pessoais os alunos da UTFPR-Câmpus Pato Branco, ou aqueles que já cursaram disciplina como aluno externo no PPGL nos últimos 3 anos.

IMPORTANTE:

• O estudante externo é aquele que não participou do processo de seleção e a critério do Colegiado pode cursar disciplina isolada, o que não gera vínculo com o Programa.
  • A matrícula de alunos externos ao Programa em disciplinas isoladas será permitida, desde que haja vagas.
  •  A matrícula em disciplina isolada deverá ser realizada via requerimento de matrícula encaminhado à Coordenação do Programa, conforme estabelecido no calendário do PPGL (mesmo período para requerimento de disciplinas de alunos regulares/especiais).
  • O número de vagas para alunos externos não poderá exceder a 30% (trinta por cento) do número de vagas ofertadas na disciplina.
  • O aluno externo poderá cursar no máximo até 2 disciplinas eletivas no Programa, sendo apenas uma (01) disciplina por semestre.
  • Alunos externos não podem cursar disciplinas obrigatórias.
OBS.: A possibilidade de cursar disciplinas na categoria de aluno externo não gera vínculo com o Programa.