Normas de funcionamento
Início | Administração | Estrutura
Agendamentos | Contato e localização
O horário de funcionamento do laboratório é de 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, podendo sofrer alterações dependendo da disponibilidade de pessoal técnico e do(s) equipamento(s). Horários alternativos dependerão de autorização específica do Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário.
O LabSen será disponibilizado para o usuário devidamente registrado, conforme as regras abaixo:
I – A solicitação para utilização do laboratório e/ou seus serviços será analisado pela Equipe técnica do Laboratório Multiusuário quanto à sua viabilidade técnica em relação aos equipamentos e materiais disponíveis;
II – Os projetos rejeitados poderão ser reencaminhados à Equipe técnica do Laboratório Multiusuário para reconsideração desde que devidamente justificados e fundamentados da sua viabilidade técnica, o qual deliberará em última instância sobre sua aprovação.
III - Os projetos de pesquisa da UTFPR serão prioritários em relação aos projetos de outras instituições, assim como na prestação de serviços. A prioridade, mormente, de realização dos experimentos dar-se-á aos projetos de Doutorado, Mestrado, Iniciação Científica, Extensão, Especialização. Casos específicos serão julgados pelo Comitê Gestor.
IV – Os usuários são responsáveis por trazer e usar os equipamentos de proteção individual (EPI) nas dependências do Laboratório Multiusuário.
V – É permitido aos usuários trazer material ou equipamento particular para auxiliar no desenvolvimento das atividades realizadas no Laboratório Multiusuário, desde que estes se responsabilizam pessoalmente pelos mesmos;
VI – É dever do usuário manter a organização do ambiente, bem como realizar o correto descarte dos seus resíduos, a higienização dos materiais utilizados e posterior devolução ao local de onde foram retirados.
VII – Os usuários devem informar qualquer irregularidade ou incidente a equipe responsável do laboratório para que sejam tomadas as devidas providências.
VIII – Para realização de análise sensorial devem ser apresentadas análises comprobatórias da segurança microbiológica das amostras, conforme legislação vigente.
IX – Os usuários são responsáveis pelos materiais consumíveis a serem utilizados nas análises, tais como biscoitos, copos e pratos descartáveis, entre outros.
X – As amostras enviadas para análise deverão ser acondicionadas e transportadas de forma a garantir sua estabilidade física, química e microbiológica.
XI – Os usuários deverão informar em ficha própria (Ficha técnica) as condições de armazenamento, prazo de validade e modo de preparo (quando aplicável) das amostras para avaliação sensorial ou testes de vida de prateleira.
XII – A Ficha técnica deverá ser enviada ao laboratório junto aos produtos para análise.
XIII – A quantidade de amostra solicitada para realização das análises dependerá do objetivo da pesquisa.
XIV – Os usuários deverão seguir rigorosamente as recomendações de Boas Práticas de Fabricação no uso dos equipamentos e espaço do laboratório, bem como preparo e conservação de amostras, de forma a evitar possíveis contaminações.
XV – Na condução dos testes sensoriais, no espaço do LabSen, cuidados com os fatores de interferência dos resultados deverão ser adotados, tais como:
a) Manter ambiente silencioso durante as análises;
b) Climatizar o ambiente de forma a torná-lo confortável;
c) Codificar as amostras com 3 dígitos aleatórios;
d) Seguir demais recomendações de norma própria (atualmente regulamentada pela ABNT NBR ISO 11136:2016 e ABNT NBR ISO 6658:2014).
XVI – Em caso de pesquisas envolvendo seres humanos o usuário deve se ater a necessidade de submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e que o projeto deverá estar aprovado antes da realização das análises.
XVII – Em caso de desistência do serviço solicitado o usuário se compromete a pagar de forma proporcional pelos serviços já realizados.
Mais informações sobre o laboratório estão disponíveis no Regulamento do LabSen.
Fornecimento de resultados
Os resultados das análises contratadas serão fornecidos em relatório técnico embasado em testes estatísticos confiáveis. O prazo de entrega será acordado conforme a particularidade de cada caso e/ou teste.
Citações em trabalhos decorrentes da utilização da estrutura do LabSen
Os usuários deverão citar o LabSen em todos os trabalhos decorrentes das análises nele realizadas e comprometem-se a enviar uma cópia da publicação para o e-mail: labsen-fb@utfpr.edu.br
Usuários e Custos
As análises realizadas nas dependências do LabSen estão sujeitas à cobrança, para todos os usuários, segundo valores tabelados e de acordo com os serviços prestados. Os valores iniciais aplicados para cada tipo de teste estão disponíveis no quadro abaixo. Contudo estes são variáveis de acordo com o produto a ser avaliado e devido à complexidade dos testes.
Para a comunidade interna, as taxas aplicadas não serão cobradas quando o próprio pesquisador ou membro da equipe de pesquisa realizar as análises, desde que provenha os insumos necessários aos testes (materiais descartáveis, entre outros).
O pagamento poderá́ ser realizado antecipadamente ou posteriormente às análises por meio de boleto bancário via FUNTEF ou depósito bancário, além de ser permitida doações.
Valores dos testes*
* Os valores estão sujeitos a análise do Comitê Gestor e Técnico e podem sofrer alterações sem aviso prévio, que aumentem ou diminuam os custos das análises, dependendo da particularidade de cada caso.