conteúdo

Normas de funcionamento

publicado 10/10/2019 14h50, última modificação 19/04/2022 23h18

Início | Administração | Equipamentos
Agendamentos | Contato e localização | Produção Serviços

 

Horário de funcionamento

O LabSolos funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

 

Normas para uso dos serviços de análises

Realizado via formulário de solicitação de análises, sem exceções:

- Comunidade externa (produtores rurais, cooperativas, empresas públicas e privadas ligadas ao agronegócio), sem limite no número de amostras, e comunidade interna (docentes, técnicos-administrativos e estudantes da UTFPR), contendo número igual ou inferior a cinco amostras: não necessita de agendamento prévio. Entretanto, o usuário preenche e assina o formulário de solicitação de análise fornecido pelo LabSolos no ato da entrega da(s) amostra(s) ou então pode ser enviado junto com a amostra. O formulário também pode ser solicitado pelo e-mail . A execução das análises segue a ordem cronológica de recebimento de amostra.

- Comunidade interna (docentes, técnicos-administrativos e estudantes da UTFPR), contendo número superior a cinco amostras: deve ser agendado via envio/entrega de formulário de solicitação de análise. As análises serão realizadas seguindo ordem cronológica de agendamento, sempre que houver espaço disponível na agenda. Nesse caso, estas amostras só devem ser enviadas após contato prévio do LabSolos informando a proximidade da data de análise e sem exceção.

 

Normas para operação dos equipamentos

Todos os equipamentos são operados pela técnica de laboratório, com formação específica para tal função. Mediante interesse dos usuários, após treinamento e capacitação, mas ainda sob a supervisão da Técnica de Laboratório, estes também poderão operar os equipamentos.

 

Fornecimento de resultados

Para todas as análises é gerado um laudo específico. Este laudo, após conferência e assinatura pelo supervisor do LabSolos, é enviado ao usuário através do e-mail que foi cadastrado no formulário de solicitação das análises.

 

Citações em trabalhos decorrentes da utilização da estrutura do LabMult

Para fins de comprovação de atividades, todos os usuários devem entregar as amostras juntamente com o formulário de solicitação de análise devidamente preenchido.

Neste formulário consta uma sugestão de citação de agradecimento ao LabSolos, a qual é obrigatória para todos os trabalhos de TCC, IC, Mestrado, Doutorado, etc., e que é transcrita abaixo:

"Agradecemos ao LabSolos pelo auxílio na construção do conhecimento e nas análises efetuadas para esse trabalho." 

Tão logo o trabalho foi defendido ou apresentado, os usuários também devem enviar uma cópia da publicação para o e-mail .

 

Perfis de usuários e custos

A clientela do LabSolos é formada por usuários da comunidade externa (produtores rurais, cooperativas, empresas públicas e privadas ligadas ao agronegócio) e interna (docentes, técnicos-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação da UTFPR), bem como de outras instituições de ensino. 

O custo das análises é estabelecido anualmente pelo comitê gestor. Informações sobre o valor das análises podem ser acessadas neste link ou então podem ser solicitadas diretamente ao LabSolos, através do e-mail labsolos-pb@utfpr.edu.br.