Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa e Pós-graduação > Programas de Apoio à Pós-graduação > Ferramentas Computacionais
conteúdo

Ferramentas Computacionais

publicado 10/02/2022 18h45, última modificação 04/03/2022 10h47

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná disponibiliza ferramentas computacionais para auxiliar as atividades dos Programas de Pós-Graduação. O acesso está disponível para os docentes e discentes (regulares e especiais) vinculados aos Programas de Pós-Graduação da UTFPR.

 

Grammarly

O Grammarly é um aplicativo que detecta automaticamente possíveis erros de gramática, ortografia, pontuação, escolha de palavras e estilo na escrita, de textos escritos em Inglês. A ferramenta sinaliza possíveis problemas no texto e sugerem correções específicas do contexto para gramática, ortografia, palavreado, estilo, pontuação e plágio.

 

Turnitin

O Turnitin é um software de verificação de originalidade e prevenção de plágio, que aponta para as semelhanças, entre o texto apresentado pelo aluno, os documentos existentes na base  do sistema e páginas da internet. A ferramenta Turnitin possui um eficiente processo de comparação de documentos em seu banco de dados que permite fornecer relatórios de originalidade em apenas alguns minutos.

  • O acesso a ferramenta ocorrerá pelo Moodle Institucional (https://moodle.utfpr.edu.br/).
  • Tutoriais de utilização da ferramenta Turnitin

 

SciVal

 A plataforma SciVal possui um portfólio de ferramentas de análise de indicadores de produção científica que tem como fonte de dados o Scopus e o Science Direct. Permite realizar análises bibliométricas da produção científica de uma determinada instituição, país, região, autor ou grupos de autores, ou ainda em revistas, desde que o material esteja indexado na base de dados Scopus.  A plataforma permite i) obter um panorama de desempenho e impacto de pesquisa de uma instituição, país ou região; ii) analisar a produtividade de um pesquisador, grupo de pesquisa ou instituição; iii) Identificar a colaboração de uma determinada instituição com outras em âmbito internacional, nacional e regional; e iv) acompanhar tendências de pesquisa mundial, regional, nacional e institucional, de acordo com as distintas áreas de conhecimento.

 

Stela Experta

A ferramenta Stela Experta auxilia na gestão estratégica dos Programas de Pós-Graduação e Grupos de Pesquisa, pois integra diversas fontes de informação nacionais e internacionais  (como CVs Lattes, grupos de pesquisa e bolsistas do CNPq, Qualis Periódicos, fatores de impacto de periódicos – JCR, SJR, Scopus h-index e SNIP), possibilitando que o gestor responda de forma ágil e assertiva a questões sobre a produção intelectual, projetos de P&D, perfil e expertises dos docentes, discentes e grupos de pesquisa da instituição, bem com sobre sua infraestrutura laboratorial.

  • O acesso está disponível aos coordenadores de Programas de Pós-Graduação, dúvidas enviar email para <proppg.pesquisa@utfpr.edu.br>

 

Stela Experta Pós-Graduação

A ferramenta Stela Experta Pós-Graduação permite avaliar e acompanhar a performance dos PPGs no decorrer das quadrienais, baseado em critérios utilizados pelas áreas de avaliação da Capes. A partir dos dados da Plataforma Sucupira, possibilita que o coordenador realize benchmarkings entre os PPGs e seus programas pares.

  •  O acesso está disponível aos coordenadores de Programas de Pós-Graduação, dúvidas enviar email para <proppg.pesquisa@utfpr.edu.br>

 

MATLAB

A plataforma MATLAB é um software interativo de alta performance voltado para o cálculo numérico. O MATLAB integra análise numérica, cálculo com matrizes, processamento de sinais e construção de gráficos em ambiente fácil de usar onde problemas e soluções são expressos somente como eles são escritos matematicamente, ao contrário da programação tradicional.

  • O acesso está disponível para todos os docentes e discentes vínculados aos PPG da UTFPR, deve-se:

 

Outras Ferramentas Institucionais

Existem outras ferramentas computacionais disponibilizadas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (mais informações). A UTFPR também promove os Guias de utilização de Serviços de TI.