Considerando o contexto supracitado que tange a problemática taxonômica e sistemática no grupo Astyanax bimaculatus, a dificuldade na identificação das espécies e seu manejo, o número ainda incerto de espécies, o possível polifiletismo do grupo, a presença de marcadores citogenéticos espécie-específicos para este grupo, aliado ao fato de exemplares do grupo A. bimaculatus criados em pisciculturas acabem soltos em tributários do Lago de Itaipu, tem-se como objetivo analisar, utilizando-se a citogenética e análise do DNA mitocondrial (COI) como ferramentas aplicadas à sistemática, espécimes do grupo A. bimaculatus provenientes de pisciculturas localizadas na região de Santa Helena e compará-las com populações nativas coletadas em tributários do Lago de Itaipu, a fim verificar quais espécies estão sendo criadas nas pisciculturas e, consequentemente, gerar dados que possam subsidiar futuras propostas de preservação, manejo e conservação destas espécies.
Santa Helena
Realizar um inventário ictiológico da área de influência do Refúgio Biológico de Santa Helena. Nesta pesquisa será avaliada a dieta, a reprodução, os parasitas e as suas interações ecológicas, das espécies de peixes mais representativas numericamente. Desta forma, serão compiladas informações para compor um relatório técnico que poderá ser utilizado para atualizar o plano de manejo do Refúgio de Santa Helena e potencializar as estratégias de preservação dos recursos hídricos da bacia do Paraná III. Os dados gerados por esta pesquisa poderão ser utilizados como diretrizes para o melhor aproveitamento dos corpos d’águas represados, em termos de múltiplos usos, avaliando ações de mitigação dos efeitos ambientais.
Realizar o inventário das aves dos remanescentes florestais de Santa Helena.
O objetivo desse trabalho é desenvolver uma abordagem de identificação automática do melanoma usando diferentes índices com redes neurais convolucionais.
Avaliar o desempenho de densidades de semeadura de nabo forrageiro e aveia preta consorciados como plantas de cobertura de inverno para proteção do solo e efeitos na cultura subsequente de milho verde em sistema de produção voltado a agricultura familiar, nas condições edafoclimáticas da região Oeste do Paraná.
O objetivo do projeto é criar uma ferramenta de auxilio ao profissional psicólogo, que possa corroborar com sua atuação, não como mais uma técnica que já possui alguns olhares receosos de pesquisadores psicomotricistas sobre a cientificidade dos testes psicológicos expressivos projetivos gráficos. Mas que em um processo de avaliação psicológica também possa poder contar com um instrumento de correção consistente e com dispositivos precisos de auxilio, para uma análise mais rica e eficiente desse material.
A pesquisa tem como objetivo geral a análise da usabilidade do modelo CONUS de risco ionosférico para GBAS no território brasileiro no contexto do GNSS, com ênfase para a estimativa de gradientes a partir do time-step method.
Este projeto tem como objetivo geral desenvolver uma plataforma online colaborativa que incentiva e facilita a consulta e publicação de metodologias inovadoras de ensino.
Estudar e desenvolver algoritmos de redes neurais convolucionais para a detecção da linha do horizonte.
Elaborar mapeamentos pedológicos e geoambientais do Oeste do Paraná, visando subsidiar o entendimento das fragilidades ambientais e aptidões agrícolas regionais.
Desenvolver cultivares de soja convencional e RR para macrorregião 201 Desenvolver sistema participativo de produção de sementes certificadas de soja UTF para agricultores Validar metodologias de modelos mistos (BLUP) para aumentar a eficiência de seleção
Avaliar o efeito de aplicação de calcário com cama de aviário em diferentes doses, sobre o desempenho das culturas de grãos em sistema plantio direto, bem como as alterações promovidas por estas práticas sobre as características químicas do solo e na emissão de gases de efeito estufa.
Avaliar a toxicidade de óleos essenciais e nanoformulações, provenientes de dez plantas da família Annonaceae, para S. frugiperda. As nanoformulações [nanoemulsão(ões) e nanocápsula(s)] mais promissoras terão a seletividade avaliada para os inimigos naturais de S. frugiperda: T. pretiosum e T. atopovirilia.
Considerando o contexto supracitado que tange a problemática taxonômica e evolutiva, aliada à ausência de dados genéticos (cromossômicos e moleculares) consistentes com vistas para a conservação, tem-se como objetivo analisar, utilizando-se a citogenética (obtenção de marcadores cromossômicos clássicos e mapeamentos físico de sequencias repetitivas por meio de Hibridizações in situ fluorescentes) e da genética molecular (análise do DNA mitocondrial Citocromo Oxidase, subunidade I) como ferramentas aplicadas à sistemática e evolução, espécimes de peixes provenientes da região do Lago de Itaipu, a fim inferir sobre a diversidade genética destas espécies.
Consolidar o FEBR como plataforma coletiva de compartilhamento de dados abertos do solo no Brasil para ampliar o acesso dos vários segmentos da sociedade aos dados do solo produzidos nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras.
senvolver seqüências metodológicas otimizadas para a obtenção e análise química de óleos essenciais e extratos vegetais, aplicáveis ao estudo de várias espécies de plantas. Avaliação biológicas dos óleos essências e extratos vegetais presentes em diferentes partes das plantas, caule, folhas, flores e raízes.
Este projeto tem como finalidade estudar a estrutura populacional das principais espécies de peixes registradas na área de influência do Refúgio Biológico de Santa Helena/PR.
Investigar a inovação metodológica de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UTFPR, buscando formular indicadores, possibilidades e desafios, sobre o uso de metodologias ativas e TIC na prática docente de professores em exercício no ensino superior.
O objetivo geral deste projeto é obter 3 (três) modelos de regressão que analisam fatores (variáveis estatisticamente significantes) que são obtidas diretamente do sistema interno da UTFPR, e portanto acessíveis a qualquer momento, para análise do perfil do aluno para alerta de alta chance de evasão. O aluno deverá ser identificando automaticamente ao ingressar com a base de dados alertando portanto a comissão do campus sobre o aluno. As chances de evasão se darão pelos modelos, aqui considerados, de tal forma que será • um modelo de Regressão de Bernoulli (e classificação) para modelar a probabilidade do aluno matriculado na UTFPR campus Santa Helena; • um segundo modelo de Regressão de Bernoulli (e classificação) para modelar a probabilidade do aluno que sair da base de registro da UTFPR campus Santa Helena sair como formado e; • um terceiro modelo de Sobrevivência de Longa Duração do aluno matriculado com censura à direita.
Avaliar a viabilidade e o potencial de supressão de plantas daninhas por meio de adubos verdes em cultivos agrícolas.