Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa e Pós-graduação > Projetos > Santa Helena > Caracterização citogenética e do DNA mitocondrial em espécies de Astyanax do grupo bimaculatus (Characiformes, Characidae) de pisciculturas da região do Lago de Itaipu e seus impactos sobre a espécie nativa A. altiparanae.
conteúdo

Caracterização citogenética e do DNA mitocondrial em espécies de Astyanax do grupo bimaculatus (Characiformes, Characidae) de pisciculturas da região do Lago de Itaipu e seus impactos sobre a espécie nativa A. altiparanae.

última modificação 06/07/2021 21h46
Considerando o contexto supracitado que tange a problemática taxonômica e sistemática no grupo Astyanax bimaculatus, a dificuldade na identificação das espécies e seu manejo, o número ainda incerto de espécies, o possível polifiletismo do grupo, a presença de marcadores citogenéticos espécie-específicos para este grupo, aliado ao fato de exemplares do grupo A. bimaculatus criados em pisciculturas acabem soltos em tributários do Lago de Itaipu, tem-se como objetivo analisar, utilizando-se a citogenética e análise do DNA mitocondrial (COI) como ferramentas aplicadas à sistemática, espécimes do grupo A. bimaculatus provenientes de pisciculturas localizadas na região de Santa Helena e compará-las com populações nativas coletadas em tributários do Lago de Itaipu, a fim verificar quais espécies estão sendo criadas nas pisciculturas e, consequentemente, gerar dados que possam subsidiar futuras propostas de preservação, manejo e conservação destas espécies.
Citotaxonimia, COI, Bacia do Alto Paraná, Pesca.
Ciências Biológicas
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I
GENÉTICA
Projeto de Pesquisa
Sim
CNPq
01/06/2017
31/05/2022
Santa Helena
Daniel Rodrigues Blanco
registrado em: santa helena