Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa e Pós-graduação > Projetos > Toledo
conteúdo

Toledo

publicado 21/06/2021 21h20, última modificação 08/07/2021 16h49
Aprendizado de Máquina Aplicado à Predição do Valor de Bens, Ações e Moedas — última modificação 06/07/2021 21h46

O objetivo geral do projeto é explorar a eficácia da aplicação de métodos e recursos modernos de AM na tarefa de predição do valor futuro de bens, ações e moedas, com foco no desenvolvimento e avaliação de ferramentas completas capazes de comprar e vender os mesmos sem supervisão humana.

MICRORREDE BASEADA EM FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA: UMA PROPOSTA DE CONTROLE E GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DA OFERTA E DEMANDA DE ENERGIA — última modificação 06/07/2021 21h46

Este projeto de pesquisa possui como objetivo geral o desenvolvimento de uma plataforma de uma microrrede para o estudo da oferta e demanda de energia, bem como a gestão da rede de distribuição e eficiência energética. Na presente proposta, a microrrede opera tanto ilhada quanto conectada à rede de distribuição e possui como fonte principal PVs, CaCs e armazenadores de energia. Neste sentido, são propostas estruturas de gerenciamento e controle que permitam o gerenciamento da potência fornecida pelas fontes e armazenadores empregados na microrrede, de modo a se estabelecer a máxima eficiência energética da microrrede e rede de distribuição.

Vidros para o desenvolvimento de nanomateriais e suas aplicações — última modificação 06/07/2021 21h46

O projeto tem como objetivo sintetizar vidros, principalmente borofosfatos, dopados com óxidos/sais de metais de transição (Ag, Cu, Ni e Co) nos quais o crescimento de nanopartículas na superfície, não internamente, é observado pelo tratamento térmico através do processo processo bottom-up .

Bioprospecção de rizobactérias promotoras de crescimento em plantas e agentes de controle de fitopatógenos: perspectivas biotecnológicas para a agricultura sustentável — última modificação 06/07/2021 21h46

Isolar rizobactérias de diferentes espécies vegetais cultivadas em sistemas orgânicos, e avaliar seu potencial na promoção de crescimento de plantas e controle de fitopatógenos de solo. A partir da identificação de isolados promissores espera-se obter resultados positivos em ensaios em casa de vegetação testando a bacterização de sementes e encapsulamento microbiano como meios de biofertilização; utilizando para este fim biomassa microbiana obtida a partir do uso de resíduos agroindustriais.

Simulações in silico de adjuvantes biotecnológicos para a Diabetes 2 e o Mal de Alzheimer — última modificação 06/07/2021 21h54

No projeto: "Desenvolvimento de softwares e simulações numéricas do enovelamento e agregação de isoformas de IAPP: origens termodinâmicas da Diabetes do tipo 2 em mamíferos e otimizações biotecnológicas in silico de terapias adjuvantes." (PHAST) aprovado no SDumont/LNCC em 2016 executamos a paralelização com MPI do módulo Multicanônico (MUCA) do software SMMP (Simple Molecular Mechanics for Proteins). Sua prova de conceito algorítmica foi demonstrada com auxílio de nosso software "in-house" (codinome PHAST), que apresenta scaling linear até 128 processadores, e quase-linear até os 480 núcleos que foram empregados durante toda a execução do projeto "PHAST" ora executado no LNCC. No momento o software encontra-se altamente otimizado e será empregado juntamente com o pacote para dinâmica molecular Gromacs (5.1.4) já disponível no SDumont. Enquanto a versão que paralelizamos do SMMP tem scaling aceitável, como comprovado em testes recentes no Blue Gene/Q da Rice University.

Reaproveitamento de resíduos vítreos de aterros sanitários: solução ambiental e geração de renda — última modificação 06/07/2021 21h46

Propõe-se neste projeto a reutilização de resíduos vítreos visando o seu emprego em materiais para a construção civil, de forma a agregar valor à esta classe de materiais e, concomitantemente, promover a geração de renda aos membros das cooperativas de catadores por meio do fortalecimento da cadeia logística de reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos.

Termodinâmica Quântica e Coerência Quântica — última modificação 06/07/2021 21h46

O objetivo de desse projeto é iniciar um linha de pesquisa em termodinâmica e correlação quânticas no campus de Toledo. O detalhamento do projeto e dos objetivos apresentado de maneira mais completa no projeto em anexo.

BIOTECNOLOGIA E PRODUTOS NATURAIS — última modificação 06/07/2021 21h47

Desenvolver metodologia para obtenção de maior quantidade de extrato vegetal e de fruta e maior quantidade de óleo essencial com menor custo utilizando biotecnologia.

Investigação ab-initio de conformação molecular e estrutura eletrônica de P3HT e interação com O2 — última modificação 06/07/2021 21h47

Nosso objetivo neste projeto de pesquisa, é realizar estudos teórico computacional de Primeiros Princípios das propriedades estruturais, eletrônicas inicialmente no polímero P3HT com a finalidade primeira de entender, a nível quântico, o que ocorre com energia de formação, conformação molecular e estados eletrônicos na interação de oxigênio e outras moléculas com o polímero P3HT e outros compostos orgânicos. Uma meta secundária é desenvolver no discente o aprendizado de ferramentas baseado na DFT e teorias adjacentes. Este projeto será desenvolvido com alunos dos cursos de engenharia, tecnologia e matemática da UTFPR Campus Toledo.