Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial Pesquisa e Inovação noticias Dispositivo permite realização de experimentos de física a baixo custo

Dispositivo permite realização de experimentos de física a baixo custo

Um dispositivo desenvolvido por uma aluna do curso de Engenharia Eletrônica do Câmpus Cornélio Procópio possibilita a realização de experimentos de física com custo significativamente inferior ao de equipamentos comprados da indústria. O projeto utiliza LEDs para fornecer o tempo de ação de um objeto.

O aparelho criado pela aluna Larissa Tokuhara, sob orientação dos professores Cássio Amador e Ivan Braga, permite que os alunos observem na prática o experimento do “Pêndulo Simples”, que consiste em um corpo ligado a uma corda, produzindo o Movimento Harmônico Simples. Essa teoria se aplica a diversos ramos da Engenharia, inclusive na área de edificações, impedindo que uma construção caia em casos de terremotos.

Segundo a aluna, os dispositivos presentes nos laboratórios apresentam algumas limitações. “Além de serem caros, por vezes apresentam problemas e grande parte dos alunos tem dificuldade com o manuseio destes”, afirma Larissa. O projeto “Desenvolvimento de novos equipamentos para os laboratórios de ensino de física” visa apoiar a universidade no ensino da física aplicada e, posteriormente, expandir o uso do dispositivo para outras instituições.

Os resultados conquistados até o momento foram satisfatórios. “Obtivemos o esperado para o tempo em que o corpo de testes passa pelos LEDs. Nossa meta é aprimorar o aparelho utilizando sensores de posição com maiores níveis de precisão”, comenta a estudante.

A pesquisa foi apresentada no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sicite) 2016 e escolhida como um dos melhores trabalho da categoria painéis da área de Ciências Exatas e da Terra.

Atualizado em 07/03/2017

registrado em: