Você está aqui: Página Inicial Pesquisa e Inovação noticias Reutilização de compostagem é tema de pesquisa de Iniciação Científica

Reutilização de compostagem é tema de pesquisa de Iniciação Científica

Um projeto de iniciação científica desenvolvido em Londrina estuda a otimização e monitoramento de compostagem e vermicompostagem de diversos resíduos orgânicos a fim de permitir sua reutilização. A pesquisa avalia o desempenho agronômico e econômico dessa técnica.

Realizado pela estudante de Engenharia Ambiental Andressa Ferreira, sob orientação da professora Tatiane Dal Bosco, o estudo tem como motivação a constante busca por técnicas de tratamento adequado de resíduos. O objetivo é oferecer um método de reaproveitamento vantajoso e seguro em termos de saúde pública.

Utilizando culturas de cultivo rápido, como a alface, foi possível avaliar o desempenho agronômico das compostagens, as necessidades de adubação de cada plantio e também sua eficácia. Notou-se que a adubação prévia é fundamental a cada cultivo de hortaliças, com destaque de eficiência para o lodo de laticínio, casca de café e cinzas de caldeira.

Com apoio de editais oferecidos pela UTFPR, a pesquisa contribui para identificar a melhor forma de degradação da matéria orgânica produzida pela população e por atividades industriais. “O método da reutilização de compostagem estabelece qual a melhor maneira de se aplicar o composto gerado a partir dessa degradação”, completa a aluna.

Além do quesito ambiental, o fator econômico também é relevante na pesquisa. “Percebemos o benefício na redução de custos com este insumo em hortas comunitárias, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura orgânica e para o bom desempenho da cultura”, reforça Andressa. Esse tratamento permite a minimização do uso de espaços em aterros sanitários para destinação destes resíduos, atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A pesquisa foi apresentada no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sicite) 2016 e escolhida como um dos melhores trabalhos da categoria apresentações orais da área de Engenharia Sanitária.

Atualizado em 15/03/2017

registrado em: