Você está aqui: Página Inicial Pesquisa e Inovação noticias Sistema eletrônico microcontrolado permite coleta de dados de gerador eólico a distância

Desenvolvido no Câmpus Toledo, o sistema eletrônico microcontrolado é capaz de monitorar a distância dados referentes ao desempenho de um gerador eólico. O projeto foi pensado inicialmente em 2013 a fim de auxiliar a pesquisa dos professores Evandro Kolling e Gerson Filippini, que consiste no desenvolvimento de um modelo de gerador eólico, já instalado no câmpus. O sistema proposto pelo professor Alberto Nakano permite o acompanhamento diário de informações, sem necessidade de deslocamento de um operador e de anotações manuais.

O principal objetivo da pesquisa é o desenvolvimento de um sistema microcontrolado de baixo custo, robusto e de fácil manipulação. Do ponto de vista didático, Nakano afirma que as etapas do projeto permitem aos alunos participantes entenderem o processo de maneira mais completa. “No desenvolvimento deste processo prezamos pela formação de recursos humanos, dando a oportunidade para os alunos aplicarem de forma criativa o conhecimento adquirido ao longo do curso de Engenharia Eletrônica”, completa.

Os resultados obtidos até o momento apontam que o protótipo é funcional e permite comunicações de dados sem fio entre o gerador eólico e um computador. Esses dados foram apresentados no XVIII e XX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR (SICITE). Segundo o professor, o sistema pode ser modificado de acordo com as necessidades e problemas da indústria. Essa alteração é possivel caso o monitoramento e aquisição de dados requisitados sejam relacionados a fatores como temperatura, gás e pressão.

Atualizado em 08/07/2016

registrado em: