Atribuições do EPROC
O Escritório de Processos da UTFPR tem suas ações apoiadas em quatro eixos principais que agrupam diferentes atribuições:
– Gestão por Processo
- Modelagem, otimização, desburocratização, padronização e proposta automação de processos de negócio
- Macroprocessos finalísticos e de gestão/apoio
- Elaboração de Cadeia de valor nos macroprocessos de negócio
- Portfólio de processos
- Visão ponta-a-ponta, transversalidade, melhoria de processo e agregação de valor.
- Apoio à governança institucional, promovendo a transversalidade entre as áreas, favorecendo o alinhamento e a desburocratização dos processos de negócio, otimizando a execução das atividades por meio de suporte automatizado.
- Apoio à gestão de riscos, incorporando controles para gestão de riscos atrelados aos processos organizacionais, registros de indicadores.
– Transformação Digital & Proposta de Automação
- Processo automatizado por um ou vários Sistemas de Informação (internos ou externos), ferramentas ou apoio no desenvolvimento interno
- Integração entre sistemas (Ex. SEI+SIORG)
- Unificação de canais e interoperabilidade entre sistemas
- Análise de viabilidade de desenvolvimento x aquisição de sistemas
- Apoio ao Comitê de Governança Digital (antigo comitê de TI)
– Processo Eletrônico & Administração do SEI-UTFPR (Sistema Eletrônico de Informações)
-
Atualização do sistema principal do SEI_UTFPR e seus módulos
- Administração e gestão do ambiente SEI-UTFPR (usuários, acesso, unidades, credenciais etc.)
- Publicação de bases de conhecimento
- Parametrização (acesso às áreas, modelos de documentos, tipos de processos, configuração de unidades, usuários com acesso etc.)
- Gestão dos Facilitadores do SEI (por área nos campus)
- Padronização dos documentos nato-digitais
- Publicidade de documentos institucionais no SEI atendendo a LAI (Lei de Acesso à Informação) e a LGPD
- Coordenação do comitê gestor do SEI-UTFPR
-
Configuração e monitoramento operacional (logs, uso de espaço em disco, indexação etc.)
– Apoio à Governança Institucional
- Atendimento de demandas das áreas em processos de melhoria, promovendo a transversalidade entre as áreas, favorecendo o alinhamento e a desburocratização dos processos de negócio, otimizando a execução das atividades por meio de suporte automatizado.
- Apoio à gestão de riscos, incorporando controles para gestão de riscos atrelados aos processos organizacionais, registros de indicadores e definição de pontos de controle para subsidiar a tomada de decisão, a partir de uma visão sistêmica de forma a contemplar os processos transversais. Atuação junto aos gestores para padronizar os procedimentos, atualizar normativas e definir roteiros de trabalho de forma a mitigar riscos operacionais e riscos institucionais.
- Participação em comissões/grupos de trabalho formais e informais com o objetivo de compartilhar experiências, favorecer a governança, a interlocução entre as áreas, facilitar a definição de papéis e fortalecer a visão por processos na instituição.
- Atendimento de demandas relacionadas à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no papel de Encarregado de Dados ou DPO (Data Protection Officer).
- Apoio ao Comitê de Governança Digital (antigo comitê de TI).
-
Análise de atos normativos sob o ponto de vista de processos de negócios.
Além disso, o EPROC:
– atende e orienta as áreas em diferentes questões, tais como instruir processos documentais, abrir chamados, dúvidas sobre sistemas e serviços digitais, dúvidas sobre governança, demandas de órgãos externos, auxílio na definição e elaboração de atos normativos, entre outros;
– atende “gaps” ou rupturas entre as áreas;
– realiza a análise de demandas das áreas de negócio para auxiliar a definir a implementação de soluções;
– dá suporte na estruturação das comissões institucionais;
– participa em comissões institucionais e grupos de trabalho para melhorar a visão sistêmica dos processos de negócio;
– apoia a elaboração do Relatório de Gestão;
– elabora o modelo de negócio e coleta os dados de desempenho institucional para o Relatório de Gestão;
– gerencia o Sistema "Cadastro de Comissões";
- atua como Encarregado de Dados ou DPO (Data Protection Officer) em relação à LGPD na UTFPR.
- é uma das áreas que compõe a Unidade de Gestão da Integridade (UGI).