Você está aqui: Página Inicial pontagrossa Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias Notícias anteriores Grupo de estudos Matemática, Ensino e Inclusão em Foco realiza encontro com a Apadevi

Na tarde do dia 04 de maio, o grupo de estudos Matemática, Ensino e Inclusão em Foco, coordenado pelas professoras Sani de Carvalho Rutz da Silva e Elsa Midori Shimazaki com a participação de alunos de Mestrado, Doutorado e iniciação cientifica, promoveu um encontro com a assistente social Regina Rosa e os alunos Gabriel, Tamires e Stephanie do Centro Atendimento Educacional Especializado Nova Visão/Apadevi – Ponta Grossa.

O encontro propiciou a discussão sobre os princípios inclusivos, junto a estudantes cegos congênitos. Os três estudantes relataram suas dificuldades e barreiras enfrentadas na apropriação do conhecimento matemático, bem como as lacunas que se instalam pela falta de materiais adequados ao deficiente visual e a acessibilidade para estudo e leitura. A assistente social Regina também explanou sobre os programas e projetos promovidos pela Apadevi e as implicações dos serviços prestados pelo Centro no cotidiano dos alunos/usuários.

O grupo de estudos Matemática, Ensino e Inclusão em Foco, preconiza a busca por práticas de ensino que proponham superar os desafios que emergem na apropriação do saber matemático em um contexto inclusivo. Logo, a oportunidade de ouvir as experiências educacionais dos estudantes deficientes visuais constitui-se um dos aspectos que desvelam a necessidade de estudos e pesquisas relacionados a propostas de ensino inclusivo, o qual garanta a aprendizagem de todos os estudantes.

Publicado em 05/05/2017