Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Protagonismo Estudantil

Confira os projetos que estão acontecendo no Câmpus


“Análise social dos alunos da UTFPR Câmpus Ponta Grossa: sua proveniência geográfica e integração à comunidade acadêmica”


Esta pesquisa tem entre seus objetivos desenvolver um levantamento acerca da origem dos alunos do Câmpus, bem como a integração desses alunos à comunidade acadêmica e à comunidade em geral.

É notável no sistema de seleção atual (SISU) que houve uma democratização no acesso ao ensino superior, proporcionando que estudantes de diferentes localidades buscassem vagas em instituições muitas vezes longe de seu local de origem. É possível ver isso com facilidade em nosso Câmpus, onde os sotaques e experiências se misturam. Diante disso, buscamos saber de onde vêm nossos colegas alunos da instituição e como estão sendo recebidos na cidade; quais são suas dificuldades, suas opções de lazer e como é sua rotina longe de casa.

Nossa proposta é, através desse projeto, promover a integração entre os alunos nativos da região de Ponta Grossa e também os que vieram de longe, bem como fornecer informações a fim de melhorar os atendimentos já fornecidos pelo NUAPE - Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil da UTFPR Câmpus Ponta Grossa.

Ajude a compor o mapa da origem dos alunos do Câmpus. Participe da pesquisa que servirá de base para a construção de um ambiente acadêmico cada vez melhor.

Clique aqui e acesse a pesquisa. Sua participação é muito importante!

Equipe:

  • George Wilber (Aluno de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas/Colaborador bolsista)
  • Andrey Stanislavski (Aluno de Engenharia de Produção/Colaborador voluntário)
  • Lucas Jacinski (Aluno de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas/Colaborador Voluntário)
  • Adriane de Lima Penteado (Pedagoga do Departamento de Educação/Orientadora)

___________________________________________________________________________________

 "Auto Estudo e Auto Gestão"


Ao ingressarem no ensino superior, os estudantes têm a expectativa de mudanças e de encarar o novo que os espera. Contudo, se deparam com uma mudança brusca de hábitos e com uma árdua rotina de estudos nas ciências exatas. Em particular na UTFPR, o seriado é semestral, acarretando em falta de tempo para adaptação dos estudantes a toda essa mudança. Quando percebem, chega o final do semestre e a falta de planejamento ou mesmo o desconhecimento sobre como elaborá-lo, por vezes faz com que todo um período do curso, ou parte dele, seja perdido.

Assim, este projeto tem como proposta trazer aos alunos esclarecimentos sobre como este momento que estão passando, em todos os âmbitos da vida, interfere no andamento do seu curso; ainda, que o planejamento das atividades para todo o semestre pode lhes proporcionar mecanismos para que encontrem as motivações para se manterem atuantes na universidade, mantendo a qualidade de vida.

Neste sentido, entende-se que ‘aprender a aprender’ compreende também se autoconhecer, conseguir estabelecer metas tangíveis e administrar o tempo para dar conta das responsabilidades assumidas. A motivação e a busca por respostas é o tema central de todo o trabalho. Ajudar os alunos nessa fase de transição, estresse e incertezas os capacita a serem pessoas sadias e, assim, a desenvolver estratégias pessoais para realizar com êxito suas atividades. 

Para tanto, buscou-se reunir um grupo composto por estudantes que têm sentido tais dificuldades e querem trabalhá-las. As atividades ocorrem semanalmente, às terças-feiras, das 12:30 às 13:40, geralmente no palco do Auditório do Bloco C. O ambiente é preparado de modo agradável e acolhedor, onde os acadêmicos se desligam dos deveres e obrigações e, por meio de conversas, reflexões, dinâmicas e até mesmo aulas de relaxamento, procura-se ajudá-los a estabelecer a centralidade, a buscar respostas às suas indagações e orientá-los em qualidade de vida.

Equipe:

  • Jessica Paula Marim Lopes (Estudante de Engenharia Química / Colaboradora bolsista)
  • Luciana Rodrigues Silva (Estudante de Engenharia Química / Colaboradora voluntária)
  • Cintia Azevedo Gonçalves (Psicóloga do Nuape – Orientadora)
___________________________________________________________________________________
“Engenha, Maria!”


Engenha, Maria! é um projeto do Protagonismo Estudantil, da UTFPR-PG, com foco nas mulheres da área de exatas. Num campo de atuação predominantemente masculino, não por falta de interesse das mulheres, mas pelas dificuldades que essas encontram simplesmente por serem do sexo feminino, como abusos, desrespeito e até mesmo por serem tratadas como intelectualmente inferiores, queremos oferecer discussão e informação, mostrando a quantidade de mulheres que superaram essas barreiras e hoje são reconhecidas e estimadas. Além disso, também temos o objetivo de dar suporte àquelas que ainda estão passando por essa fase e, é claro, abrir espaço para que este tema tão relevante possa ser visto e discutido, não só dentro da universidade, mas, também, na internet onde nosso alcance e nossa força podem ser muito maiores.

Para isso contamos com a nossa página no Facebook (Engenha, Maria), nosso e-mail (engenhamaria.utfpr@gmail.com) e o nosso grupo de apoio (que acontece toda segunda-feira das 15:30 às 17:30 e toda sexta-feira das 13:00 às 13:50, na sala 112, bloco L, da UTFPR), onde as meninas podem comparecer para falar sobre dificuldades que tenham, seja com relacionamentos dentro da universidade ou mesmo com moradia e alimentação, já que esses são quesitos muito importantes para estimular a permanência das alunas na universidade. Além do nosso contato com as alunas, também buscamos trazer palestrantes, engenheiras, que já estão no mercado de trabalho, para incentivar as alunas a entrarem nesse ramo e se tornarem exemplos, então, para cada vez mais meninas.

Equipe:
  • Thais Fernanda Meidas Correa (Estudante de Engenharia de Produção / Colaboradora bolsista)
  • Natalia Antunes Seidl (Estudante de Engenharia de Produção / Colaboradora voluntária)
  • Rozane de Fatima Turchiello Gómez (Professora DAFIS / Orientadora) 
___________________________________________________________________________________
“Trabalhando em prol do aluno”


O programa auxílio estudantil é destinado ao estudante regularmente matriculado nos cursos presenciais da UTFPR, que possua renda familiar per capita não excedente a 1,5 salário mínimo nacional, e que comprove por meio de um processo de seleção, condições de vulnerabilidade socioeconômica.

Esse programa proporciona um estímulo e um amparo para os alunos que não têm condições econômicas suficientes de se manter na universidade, mas apesar da importância e da oferta deste recurso, muitos alunos continuam sem os benefícios em virtude de falta de informação e entendimento dos editais publicados pela instituição, o que leva ao principal motivo de indeferimento das inscrições: falta de documentação comprobatória das situações apresentadas.

A iniciativa do projeto “Trabalhando em prol do aluno”, tem por principal objetivo fazer com que a informação chegue com mais objetividade e clareza aos estudantes interessados.

Para tanto, desenvolveu-se uma plataforma digital na forma de um blog, com informações sobre os principais tópicos do Programa Auxilio Estudantil. Uma vantagem do blog é a possibilidade de contato com os autores do projeto, onde os alunos interessados podem sanar suas dúvidas. Deste modo espera-se uma diminuição significativa do número de casos de indeferimento por falta de documentação comprobatória (especialmente quando a ausência de documentos ocorrer por erro na interpretação do edital, entendimento equivocado de algum item ou dificuldades de organização do material).

Também serão efetuados levantamentos de dados entre os estudantes do câmpus, visando identificar o perfil socioeconômico, e a influência do auxílio estudantil no rendimento acadêmico do discente.

Clique aqui para acessar o blog.

Equipe:

  • Bianca Medeiros Guedes (Estudante de Engenharia Química / Colaboradora bolsista)
  • João Pedro Zambon de Andrade (Estudante de Engenharia Mecânica / Colaborador voluntário)
  • Márcia Angélica Bartmeyer (Assistente Social do NUAPE / Orientadora)
Publicado em 01/11/2016


Ações do documento