Você está aqui: Página Inicial santahelena Comunicação e Imprensa O reitor da UTFPR e o prefeito eleito de Santa Helena Copatti realizaram reunião no Câmpus

O reitor da UTFPR e o prefeito eleito de Santa Helena Copatti realizaram reunião no Câmpus

O reitor da UTFPR e o prefeito eleito de Santa Helena Copatti realizaram reunião no Câmpus

Visita Pilatti - Copatti SH

            O Prof. Dr. Luiz Alberto Pilatti, magnífico reitor da UTFPR, após a atividade de assinatura da escritura de novas áreas para o Câmpus Santa Helena no dia 29 de dezembro de 2016, juntamente com o Prof. Dr. Carlos Alberto Mucelin - Diretor-Geral do Câmpus e, o Diretor de Planejamento e Administração M. Sc. Clóvis Ricardo Remor e pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Prof. Dr. Daniel Blanco receberam no Gabinete da Direção Geral uma comitiva formada pelo prefeito eleito de Santa Helena Airton Antônio Copatti, pelo vice-prefeito eleito Evandro Miguel Grade (Zado), pelo vereador reeleito Edson Wamms e pelo ex-prefeito e Vereador eleito Júlio Morandi.

 

Visita Pilatti 1

 

            O prof. Carlos Alberto agradeceu a presença de todos, em especial a vinda do prof. Pilatti para as atividades agendadas tendo em vista o período de final de ano. Agradeceu também a comitiva dos representantes do Legislativo e Executivo do município.

 Visita Pilatti 2

            Entre as discussões, a temática principal foi o processo de implantação do Câmpus Santa Helena. O prof. Carlos Alberto ressaltou a importância da parceria entre a UTFPR e o poder municipal local para o sucesso da implantação adequada do Câmpus. Informou que entre obras e equipamentos a UTFPR já investiu e investirá até o final de 2017 aproximadamente 20 milhões de reais. Apresentou plano diretor e as projeções futuras do Câmpus, assim como projetos que estão em desenvolvimento/construção por uma empresa de São Paulo, tais como a biblioteca, as áreas de convivências, os laboratórios de informática, entre outros.

 

            O prof. Carlos ressaltou a importância do apoio em obras como a pavimentação para que os recursos federais possam ser utilizados em obras e equipamentos e garantam uma condição de excelência para o Câmpus.

 

            O prof. Pilatti agradeceu a todos pelo empenho e ressaltou o trabalho da equipe de servidores de Santa Helena no processo de implantação até o momento realizado. Reafirmou a importância da parceria com o poder municipal e garantiu que a implantação, permanência e atividade de excelência é um diferencial da UTFPR. O prof. Pilatti enfatizou a política do grupo gestor do Câmpus SH, ou seja, de que é necessário, haja vista nossa posição geográfica, implementar cursos robustos de boa procura e com excelência. Destacou a experiência que teve em sua viagem recente ao Japão na qual em 3 universidades a água é um dos objetos de estudos e investigação tendo vista o seu valor como recurso fundamental para a vida. Ressaltou a posição geográfica do Câmpus próximo ao lago e que poderia ser uma das áreas de estudo e pesquisa a ser explorada futuramente, quer seja na graduação quer seja na pós-graduação.

 

            O prof. Carlos Alberto informou que está elaborando uma proposta de novos Cursos e investimentos e que será protocolado no MEC com o apoio do Assessor Vilson Ongarato. Que está prevista a vinda da Sr.ª Maria Helena do MEC e do Deputado Alex Cansiane no início de março para uma visita ao Câmpus, momento no qual será apresentada a proposta de projeção futura do Câmpus e o que já foi realizado.

 

            O Vereador Júlio Morandi, assim como os demais ressaltaram que entendem a importância da UTFPR para o município e região e que não medirão esforços, tanto no legislativo quanto no executivo para contribuir naquilo que for possível para o adequado processo de implantação da UTFPR. Ficou à disposição para alinhar as forças políticas da nossa região para contribuir com as negociações com o governo federal em prol da UTPFR. Também se manifestaram no sentido do apoio ao processo de implantação e parceria os vereadores Zado e Edson, reafirmando que desde a gestão anterior não mediram esforços para contribuir com a UTFPR Câmpus Santa Helena.

 

            O prefeito eleito Copatti afirmou que compreende a importância da UTFPR para o município e região como fonte de formação de pessoas e de desenvolvimento. Que procurará estabelecer um processo de parceria igual ou até melhor do que já estava acontecendo no processo de implantação do Câmpus Santa Helena.

 

            Feitas as considerações de todos, diversos assuntos foram discutidos. Por exemplo, o professor Carlos Alberto mencionou a possibilidade da criação de um centro de pesquisa e inovação em agricultura de precisão envolvendo instituições como a Unioeste e a Embrapa. Destacou que isso somente seria possível com a abertura do curso de Agronomia e contratação dos profissionais da referida área. O prof. Daniel reafirmou essa posição e destacou a importância de profissionais da informática na agricultura de precisão.

 

            O prof. Carlos Alberto agradeceu a visita da comitiva assim como do magnifico reitor prof. Dr. Luiz Alberto Pilatti em nome do Grupo gestor do Câmpus Santa Helena e da comunidade interna, professores e técnicos administrativos que têm, até o momento, realizado um belíssimo trabalho/processo de implementação do Câmpus.

 

            Reafirmou a crença de que a UTFPR é, como instituição de ensino superior, um dos pilares do desenvolvimento local e regional. Finalizou reiterando agradecimentos a todos os envolvidos no processo e desejou a todos um ano novo pleno de realizações com as bênçãos do Senhor.

 

Prof. Dr. Carlos Alberto Mucelin – Diretor-geral do Câmpus Santa Helena

Ações do documento