Avaliação Institucional
A Avaliação na UTFPR compreende um conjunto de ações, tendo como objetivo a apreciação sistemática dos processos que envolvem a comunidade de docentes, técnicos-administrativos, discentes e comunidade externa.
A autoavaliação institucional é planejada e desenvolvida pela Comissão Própria de Avaliação da UTFPR, em atendimento à legislação vigente, cuja composição, organização, competências e normas de funcionamento serão definidas em Regulamento Próprio, aprovado pelo Conselho Universitário.
Organograma da Avaliação Institucional SINAES - MEC/INEP |
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Avaliação Institucional | ENADE | Avaliação de Curso | |
Autoavaliação Avaliação de Desempenho (servidor e docente pelo discente) Clima Organizacional Ouvidoria Relatório de Gestão |
Avaliação Externa |
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes |
Reconhecimento Renovação do Reconhecimento |
É um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:
- à melhoria da qualidade da educação superior;
- à orientação da expansão de sua oferta;
- ao aumento permanente de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
- ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização da sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.
Modalidades
AUTOAVALIAÇÃO | AVALIAÇÃO EXTERNA |
Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada Instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro de autoavaliação institucional da CONAES. | Realizada por comissões designadas pelo INEP. A avaliação externa tem como referências os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem, se orienta por uma visão multidimensional buscando integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva globalizada. |
Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades." (Fonte: Site do Inep).
Assessores de Avaliação Institucional por Campus (ASAVI)
Apucarana Rodrigo dos Santos Veloso Martins
Campo Mourão Lilian Caroline Xavier Candido
Cornélio Procópio Vanderley Flor Da Rosa
Curitiba Thais Mariane Biembengut Faria
Dois Vizinhos Patricia Franchi de Freitas
Francisco Beltrão Maici Duarte Leite
Guarapuava Henrique Ajuz Holzmann
Londrina Paulo de Tarso Carvalho
Medianeira José Airton Azevedo dos Santos
Pato Branco Fabio Luiz Bertotti
Ponta Grossa Gerson Ishikawa
Santa Helena Giani Carla Ito
Toledo Rosangela Aparecida Botinha Assumpção