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Avaliação Institucional

publicado 24/07/2017 14h23, última modificação 06/09/2023 12h27

A Avaliação na UTFPR compreende um conjunto de ações, tendo como objetivo a apreciação sistemática dos processos que envolvem a comunidade de docentes, técnicos-administrativos, discentes e comunidade externa.

A autoavaliação institucional é planejada e desenvolvida pela Comissão Própria de Avaliação da UTFPR, em atendimento à legislação vigente, cuja composição, organização, competências e normas de funcionamento serão definidas em Regulamento Próprio, aprovado pelo Conselho Universitário.

Organograma da Avaliação Institucional
SINAES - MEC/INEP
Avaliação Institucional ENADE Avaliação de Curso 
Autoavaliação
Avaliação de Desempenho
(servidor e docente pelo discente)
Clima Organizacional
Ouvidoria
Relatório de Gestão
Avaliação Externa


Exame Nacional de 
Desempenho dos Estudantes
Reconhecimento

Renovação do
Reconhecimento

É um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:

  • à melhoria da qualidade da educação superior;
  • à orientação da expansão de sua oferta;
  • ao aumento permanente de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
  • ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização da sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

 


Modalidades

AUTOAVALIAÇÃO AVALIAÇÃO EXTERNA
Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada Instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro de autoavaliação institucional da CONAES. Realizada por comissões designadas pelo INEP.
A avaliação externa tem como referências os
padrões de qualidade para a educação superior
expressos nos instrumentos de avaliação e os
relatórios das autoavaliações. O processo de avaliação
externa independente de sua abordagem, se orienta por uma visão multidimensional buscando integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva globalizada.

Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades." (Fonte: Site do Inep).

 


Assessores de Avaliação Institucional por Campus (ASAVI)

Apucarana                Rodrigo dos Santos Veloso Martins 
Campo Mourão       Lilian Caroline Xavier Candido
Cornélio Procópio   Vanderley Flor Da Rosa
Curitiba                     Thais Mariane Biembengut Faria
Dois Vizinhos           Patricia Franchi de Freitas 
Francisco Beltrão    Maici Duarte Leite
Guarapuava             Henrique Ajuz Holzmann
Londrina                   Paulo de Tarso Carvalho
Medianeira               José Airton Azevedo dos Santos
Pato Branco             Fabio Luiz Bertotti
Ponta Grossa           Gerson Ishikawa
Santa Helena           Giani Carla Ito
Toledo                      Rosangela Aparecida Botinha Assumpção