Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial Servidores Portal GESTÃO DE PESSOAS Programa de Serviço Voluntário de Pesquisador ou Extensionista na UTFPR

Programa de Serviço Voluntário de Pesquisador ou Extensionista na UTFPR

considera-se Serviço Voluntário de Pesquisador ou Extensionista o exercício não remunerado de atividades de ensino, pesquisa e extensão, prestado por pessoa física, de forma espontânea e sem percebimento de contraprestação financeira ou qualquer outro tipo de remuneração, não gerando vínculo de emprego nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária, tributária ou outra afim.

Ao Pesquisador Voluntário ou Extensionista são facultadas as seguintes atividades:

a) coordenar ou participar de projetos de pesquisa;

b) coordenar ou participar de grupos de estudos;

c) coordenar ou participar de grupos ou programas de extensão;

d) coordenar ou participar de convênios interinstitucionais;

e) coordenar ou participar de grupos de pesquisa;

f) coordenar laboratório de pesquisa;

g) orientar estudantes de graduação e de pós-graduação;

h) participar de comissões, desde que indicado;

i) orientar Trabalhos de Conclusão de Curso;

j) orientar estudantes em estágios supervisionados.

Ao Pesquisador Voluntário ou Extensionista é vedado o exercício de atividades de natureza administrativa e de representação, ministrar disciplinas como professor responsável, compor colégios eleitorais para escolha de representantes em órgãos colegiados ou para consultas à comunidade promovidas pelos diversos organismos da Universidade.

Procedimento

- Elaborar plano de trabalho junto ao programa ou departamento acadêmico

- aprovar o plano de trabalho como voluntário junto ao colegiado ou conselho do programa ou departamento acadêmico.

- obter o número do Termo de Adesão junto à COGERH.

- elaborar o Termo de Adesão em três vias, obter as assinaturas e juntar a ata de aprovação do colegiado ou conselho.

- entregar uma via do Termo de Adesão à COGERH e outra ao programa ou departamento.