Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial Servidores Portal Notícias Obra de professor do Câmpus Apucarana é tema das provas do Enem 2016

Obra de professor do Câmpus Apucarana é tema das provas do Enem 2016

Obra de professor do Câmpus Apucarana é tema das provas do Enem 2016

Capa do romance Nihonjin (Foto: Divulgação)

O romance Nihonjin, de autoria do professor Oscar Nakasato, do Câmpus Apucarana, foi uma das obras cobradas na edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O livro tem como personagem principal Hideo Inabata, um japonês orgulhoso de sua nacionalidade, que chega ao Brasil na segunda década do século XX com o objetivo de enriquecer e cumprir a missão de levar recursos ao Japão, conforme orientação do imperador aos seus súditos. O árduo trabalho no campo, a difícil adaptação ao Brasil, a morte da primeira esposa e os conflitos com os filhos Haruo e Sumie são um teste para a inflexibilidade do nihonjin (japonês). O narrador, neto do protagonista e filho de Sumie, empresta voz e visão contemporânea à transformação do avô e do seu sonho de voltar rico para casa.

"Eu fiquei muito feliz porque milhões de brasileiros, a maioria jovens, leram pelo menos um trecho do romance. E tiveram que se debruçar sobre o texto, pensar sobre ele", comenta o professor Oscar.

O romance foi o vencedor do 1º Prêmio Benvirá de Literatura, do qual participaram 1.932 concorrentes de todo o Brasil com obras inéditas, e da edição 2012 do Prêmio Jabuti, na categoria melhor romance. A obra também já foi exposta Feira de Livros de Gotemburgo, na Suécia, a convite do Ministério das Relações Exteriores.

Publicado em 17/11/2016

Acompanhe as notícias da UTFPR no twitter e no facebook.

Ações 

Ações do documento

registrado em: