Você está aqui: Página Inicial > SIASS > Admissionais
conteúdo

Admissionais

por tassia publicado 17/03/2020 09h40, última modificação 14/04/2021 17h13
Exames para investidura em cargo público

SIASS | Atestado Web | Saúde do Servidor | Promoção à Saúde

Segurança do Trabalho | Perguntas e Respostas

 

Só poderá ser empossado em cargo público aquele que for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo. O exame médico avaliará a capacidade física e mental do candidato para exercer as atividades do cargo público que irá ocupar, bem como os exames indicados no edital do concurso.

A avaliação médica considerará também os riscos inerentes às respectivas atribuições e o prognóstico de enfermidades apresentadas pelo candidato. Os critérios devem ser estabelecidos levando-se em consideração as atividades da função que o candidato pretende exercer, os riscos inerentes ao ambiente de trabalho e os critérios epidemiológicos, que podem apontar doenças responsáveis por licenças prolongadas, readaptações e aposentadoria precoce por invalidez.

O exame é realizado por um médico que emite, no término da entrevista, o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) que deverá ser apresentado no órgão do servidor.

Podem ser ouvidos peritos e especialistas em diversas áreas e consultados documentos técnicos atuais para melhor embasar a avaliação da capacidade laboral. O exame de investidura integra as ações de promoção à saúde. Este é o primeiro contato do candidato com o Serviço de Atenção à Saúde do Órgão, sendo uma ação integrada com as atividades de promoção em saúde, no sentido de acompanhar o futuro servidor, prevenindo os riscos de sua atividade laboral.

 

Atenção Servidor!

É necessário que você apresente, no dia da entrevista, seus documentos pessoais e exames originais solicitados. Os candidatos devem estar de posse de todos os exames, comprovantes e laudos médicos solicitados, no momento do exame médico admissional, sob pena de serem considerados inaptos ao cargo público pretendido.

De acordo com a avaliação médica, o Médico Oficial pode considerar necessário solicitar novos exames e laudos, de modo que recomendamos aos candidatos que providenciem os exames padronizados neste documento com a maior antecedência possível, para que haja tempo de realizar eventuais novos exames/laudos solicitados dentro dos prazos legais.

 

Exames solicitados:

  1. hemograma completo;
  2. glicemia;
  3. urina tipo 1 (EAS);
  4. creatinina;
  5. colesterol total e triglicérides (lipidograma);
  6. AST (TGO);
  7. ALT (TGP);
  8. citologia oncótica – papanicolau (mulheres);
  9. PSA (homens acima de 50 anos);
  10. mamografia (mulheres acima de 50 anos);
  11. raios X de tórax PA e perfil;
  12. pesquisa de sangue oculto nas fezes – método imunocromatográfico (homens e mulheres, acima de 50 anos);
  13. eletrocardiograma.

Os exames contidos nos itens 8, 10, 11 e 13 devem estar acompanhados dos Laudos Médicos.

  

Validades dos Exames:

Laudos Médicos: 6 meses
Exames Laboratoriais: 3 meses
 

 

Atestados solicitados:

1. Cardiológico;
2. Oftalmológico;
3. Psiquiátrico.

 

Os Atestados deverão ser emitidos por médicos das respectivas especialidades, em consulta com profissional habilitado de escolha do candidato e deverão estar em conformidade com os formulários específicos obtidos no link: https://portal.utfpr.edu.br/servidores/site/documentos/cadastro/atestado-de-saude-ocupacional/view 

 

Importante!

  • O candidato deverá trazer impresso no dia do exame de investidura o arquivo obtido por meio do link acima;
  • O Questionário de Saúde, contido no arquivo, deve ser previamente preenchido pelo candidato;
  • Ao final do exame, o médico preencherá o Atestado de Saúde Ocupacional - ASO e o candidato deverá entregá-lo ao RH para posse.