Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial toledo Alunos Matriz Curricular dos Cursos

Matriz Curricular dos Cursos

Engenharia civil
O Curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Campus Toledo , pretende formar profissionai aptos a engajar-se em qualquer das áreas de aplicação da profissão, com sólida formação básica e específica, capaz de aprendizagem e atualização contínua ao longo da vida profissional, ciente dos aspectos sócio-econômicos e políticos envolvidos nas soluções dos problemas de engenharia e das implicações ambientais decorrentes.
Engenharia Eletrônica
O curso de Engenharia Eletrônica iniciou suas atividades no Campus de Toledo em 2009, ainda como curso de engenharia elétrica com ênfase em automação, buscando atender às necessidades da região, de qualificação de profissionais atuantes no setor eletro-eletrônico e de automação. Em relação ao mercado global e a velocidade dos avanços tecnológicos, principalmente dentro das áreas de microeletrônica, eletrônica embarcada e de automação, pode-se perceber, cada vez mais, a necessidade do preparo de forma orientada que atenda à demanda e que acompanhe a essas mudanças. O mercado relacionado à eletrônica é totalmente globalizado, mas com uma forte demanda por soluções locais, que representam soluções muitas vezes personalizadas e que demandam menores custos, maior satisfação dos clientes.
Engenharia em Computação
A proposta de abertura de Engenharia de Computação visa consolidar o crescimento do câmpus Toledo e alavancar as possibilidades de crescimento regional. Além disso, a proximidade do curso de Engenharia de Computação com o curso de Engenharia Eletrônica possibilita a otimização de infraestrutura existente, aumenta as possibilidades de cursos de especialização lato sensu e stricto sensu e incentiva a pesquisa nas áreas afins. incentiva a pesquisa nas áreas afins.
Engenharia em Bioprocessos e Biotecnologia
O curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia contribui para responder as demandas sociais, preparando profissionais capazes de formular e elaborar estudos, projetos, bem como pesquisas científicas na área de Biotecnologia, com ênfase nos setores agrícola, energético e ambiental, bem como outros setores a ela ligados, como os que se relacionam às tecnologias relativas à Microbiologia, Biologia Molecular, Engenharia Genética, Biossegurança e Bioinformática, enfatizando a característica multidisciplinar do curso.
Licenciatura em Matemática
O Curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR, Campus Toledo, tem como objetivo principal formar profissionais para atuarem como professores de Matemática da Educação Básica (séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio), assim como pesquisadores da área de Matemática e de Educação Matemática, além de outras mais que estiverem no escopo de suas competências. É objetivo do curso, ainda, formar um professor pesquisador de sua própria prática.
Tecnologia em Processos Químicos
O curso de Tecnologia em Processos Químicos, visa disponibilizar, ao mercado de trabalho, profissionais de nível superior com competências técnico-científicas que lhes permitam diagnosticar e solucionar problemas, dentro de uma visão integrada aos demais aspectos correlatos à indústria que utiliza processos químicos e à realidade do desenvolvimento tecnológico, inserindo-se no contexto social e humano
Tecnologia em Sistemas para Internet
O Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet da UTFPR, câmpus Toledo, tem como objetivo principal formar profissionais para atuarem no desenvolvimento de sistemas de informação. O curso objetiva a formação de profissionais de Tecnologia da Informação com foco no desenvolvimento de sistemas para ambientes de Internet e dispositivos móveis. A matriz curricular contempla os conteúdos necessários às atividades de análise e especificação de requisitos, projeto da arquitetura, implementação e teste, gerência de configuração e gestão do processo de software. Assim, o profissional egresso do curso de TSI será qualificado com as competências e habilidades necessárias para desempenhar funções tais como: Gerente de projetos, Analista de Sistemas, Analista de arquitetura de software, projetista de banco de dados relacional e programador.

Ações do documento