Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial toledo Cursos Bacharelados Ofertados neste Campus Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia – Toledo

EBB - UTFPR Toledo


Sumário

O que é este curso e como ele é desenvolvido
Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso
Duração do curso
Período do curso e Regime de funcionamento
Diploma
Reconhecimento
Coordenação
Matriz Curricular e Optativas ofertadas
Sistema de Avaliação
Atividades Complementares
Estágio Curricular Obrigatório
Trabalho de Conclusão de Curso 

Fluxograma de pré-requisitos

Site do curso - Planos de Ensino – Matriz Curricular


O que é este curso e como ele é desenvolvido:

A Biotecnologia é a ciência que utiliza sistemas biológicos (microrganismos, células animais, células vegetais, enzimas) para desenvolver ou modificar processos e produtos. A Engenharia de Bioprocessos é a ciência que objetiva transformar a Biotecnologia em um Processo Industrial.

Esta éa ciência que governará a economia mundial em um futuro breve, promovendo o desenvolvimento sustentável (substituição do carbono fóssil em fontes de energia e na industria química),  segurança e eficiência alimentar e a saúde humana.

Portanto, a Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia é uma formação multidisciplinar que promove a interdisciplinariedade entre as áreas das Ciências Biologicas, Química e Exatas.

O curso visa à formação de profissionais de nível superior com competência para atuar na área de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, com formação adequada à realidade do e desenvolvimento tecnológico e biotecnológico. Com formação generalista, capacitado a desenvolver novas tecnologias nas áreas Ambiental, Agropecuária, Alimentos, Farmácia e Energias Renováveis, entre outras, estimula a identificação e resolução de problemas, sempre com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Topo


Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso:

 

Os profissionais em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia podem optar por diferentes tipos de atividades, podendo atuar no setore da Biotecnologia (biomédica/farmacêutica, a agroalimentar, energia e meio ambiente, genetica) e da Engenharia de Bioprocessos (dimensionamento de equipamentos, gestão de projetos, controle e instrumentação de bioprocessos).

Desta forma, estarão legalmente habilitados para atuar, por exemplo, em:

  • Indústria farmacêutica (p. ex: biofármacos, vacinas, antivirais, cosméticos, moléculas bioativas, anticorpos monoclonais, kits diagnóstico);
  • Indústrias de alimentos (p. ex: produção de alimentos e bebidas fermentadas: cerveja, vinho, queijos, iogurtes, fermentos, enzimas, aminoácidos, alimentos funcionais, transgênicos e organismos geneticamente modificados);
  • Agronegócio (p. ex: controle de pragas, transgênicos e organismos geneticamente modificados, seleção genética, fertilização in vitro, controle de pragas, bioinoculantes, bioinseticidas);
  • Controle de qualidade de alimentos, animais e micro-organismos transgênicos;
  • Trabalho técnico e gerencial em propriedades rurais, biofábricas e outras organizações que envolvam técnicas ou atividades associadas à biotecnologia;
  • Área ambiental, desenvolvendo projetos que visem a qualidade do ambiente, no tratamento biológico de resíduos, biorremediação, bioenergias, aproveitamento de resíduo agroindustriais;
  • Indústria química (p. ex: produção de solventes, enzimas, biomateriais, biopolímeros);
  • Órgãos de fiscalização (p. ex: ambiental e sanitária);
  • Universidades ou Institutos de Pesquisa públicos ou privados, como pesquisador e/ou docente;
  • Empresas de consultoria;
  • Empresas de desenvolvimento e comercialização de equipamentos e de material científico e tecnológico;
  • Empreendedorismo e inovação;

 

Topo


Duração do curso:

5 anos


Topo


Regime e período do curso:

O curso tem regime semestral e é conduzido em período integral. As disicplinas, porém, são condensadas no período da tarde para os períodos ímpares (1, 3, 5, 7, 9) e da manhã para os períodos pares (2, 4, 6. 8). O último semestre do curso é inteiramente dedicado à realização do estágio curricular obrigatório.

Topo


Diploma:

No CREA o Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologista tem as mesmas atribuições do Engenheiro Bioquímico. 

Além disso o profissional formado tem possibilidade de se credenciar ao CRQ (Conselho Regional de Química) e desempenhar funções na área química.

Topo


Reconhecimento do Curso (MEC):

Aprovado o funcionamento pela Resolução nº 032/2014 – COGEP, de 15/05/2014.
Aguardando processo de reconhecimento.

Topo


Coordenação:

Coordenador: Jones Erni Schmitz
E-Mail: 
Telefone: 0 XX (45) 3379-6817
Fax:
0 XX (45) 3379-6800

Topo


Matriz Curricular

Acesse à matriz clicando aqui 

Disciplinas Optativas Específicas Ofertadas:

Controle Biológico de Vetores e Pragas

Biomateriais e Biomecânica

Biotecnologia Aplicada ao Melhoramento Vegetal

Biotecnologia para Produção de Vacinas e Soros

Análise de Alimentos

Certificação Ambiental

Modelagem de Processos e de Bioprocessos

Sistemas de Gestão Ambiental

Biorremediação

Biogás: Tecnologia e aplicações

Tecnologia Cosmética Aplicada à Biotecnologia

Bioprocessos para o tratamento de efluentes industriais

Introdução a Ciência dos Polímeros

Cinética Química e Reatores

 


Sistema de Avaliação

A aprovação nas disciplinas dos cursos de graduação dar-se-á por Nota Final igual ou superior a 6,0 (seis) proveniente de avaliações realizadas ao longo do semestre letivo previstas no Plano de Ensino e frequência nas disciplinas presenciais igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) ou participação nas atividades programadas nas disciplinas semipresenciais igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento).
A aprovação em Estágio Curricular Obrigatório, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares seguirão regulamentos específicos.

Topo


Atividades Complementares

Tem por finalidade, enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, complementando a formação social, humana e profissional, por meio de atividades de cunho comunitário, de assistência acadêmica, de iniciação científica e tecnológica, esportivas e culturais, além de intercâmbios com instituições congêneres.

Topo


Estágio Curricular Obrigatório

O Estágio Curricular Obrigatório é uma disciplina obrigatória dos Cursos Superiores de Graduação e tem por finalidade a complementação do ensino e da aprendizagem, facilitar a futura absorção do estudante pelo mercado de trabalho e o auxiliando na escolha de sua especialização profissional.

Topo


Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória, constituída por disciplinas/unidades curriculares dos currículos dos cursos de Graduação da UTFPR e tem como objetivos: Desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso de forma integrada, por meio da execução de um projeto de pesquisa; desenvolver a capacidade de planejamento e disciplina para resolver problemas dentro das diversas áreas de formação; despertar o interesse pela pesquisa como meio para a resolução de problemas; estimular o espírito empreendedor, por meio da execução de projetos que levem ao desenvolvimento de produtos, os quais possam ser patenteados e/ou comercializados; intensificar a extensão universitária, por intermédio da resolução de problemas existentes nos diversos setores da sociedade; estimular a construção do conhecimento coletivo; estimular a interdisciplinaridade; estimular a inovação tecnológica; estimular o espírito crítico e reflexivo no meio social onde está inserido, e estimular a formação continuada.

Topo


  

 

Matriz Curricular

PDF document icon Matriz Curricular.pdf — PDF document, 244 kB (250120 bytes)

EBB - UTFPR Toledo

EBB - UTFPR Toledo
Imagem no tamanho completo: 60.4 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Matriz curricular

Matriz curricular
Imagem no tamanho completo: 5.1 MB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Fluxograma de Pré-requisitos

Fluxograma de Pré-requisitos
Imagem no tamanho completo: 172.5 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download