Você está aqui: Página Inicial toledo Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias Por meio da Agência de Inovação da UTFPR, um pedido de patente do câmpus Toledo foi protocolado junto ao INPI

Por meio da Agência de Inovação da UTFPR, um pedido de patente do câmpus Toledo foi protocolado junto ao INPI

 

Por meio da Agência de Inovação da UTFPR, um pedido de patente foi protocolado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), intitulado: "DETERMINAÇÃO DE TURBIDEZ POR ANÁLISE ESTATÍSTICA DE IMAGENS (BR1020160281075)".

A pesquisa que gerou o objeto da patente foi realizada pelo Prof. Dr. Ricardo Schneider (Coordenação de Tecnologia em Processos Químicos), com participação dos professores doutores Alberto Y. Nakano e Felipe W. D. Pfrimer (Coordenação de Engenharia Eletrônica), e a atuação direta do discente do 5º período do Curso de Engenharia Eletrônica, David Antonio Brum Siepmann.

A participação do discente foi iniciada em fevereiro de 2016 e foi fundamental para o desenvolvimento das atividades que levaram ao pedido. Com a devida supervisão e em um curto período de tempo, o discente participou e realizou experimentos, coletou dados, processou e analisou os dados, o que possibilitou a formulação do pedido ainda neste ano de 2016.

Atualmente, o grupo de pesquisadores está focando no desenvolvimento de um protótipo funcional passível de um novo registro junto ao INPI como modelo de utilidade. 

 

Atualizado em 02/12/2016.

Ações do documento