Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial toledo Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias PRÊMIO 3M DE INOVAÇÃO SOCIAL

PRÊMIO 3M DE INOVAÇÃO SOCIAL

Projeto desenvolvido no Curso de Engenharia Civil da UTFPR - Câmpus Toledo é vencedor

Resíduos de vidraçarias comerciais serão reciclados e utilizados na construção civil de maneira sustentável e com baixo custo. A ideia, vencedora da 7ª edição do Prêmio Estudante Universitário do Instituto 3M de Inovação Social, foi apresentada pela acadêmica do curso de Engenharia Civil da UTFPR – Câmpus Toledo, Isabelle Costa. A estudante recebeu o valor de 50 mil reais para o desenvolvimento do projeto.

A vencedora do prêmio defendeu o trabalho na sede da fábrica da 3M, em Sumaré-SP, na última quinta-feira (21). A ideia foi a escolhida pelos jurados entre cinco finalistas, selecionados a partir de 201 projetos enviados por estudantes universitários de todo o país.

O trabalho, orientado pelo professor Ricardo Schneider, foi iniciado pela acadêmica Mayra Branco, que realizou estudos e ensaios sobre o tema. “O estudo consistiu em analisar a resistência mecânica de corpos de prova de concreto com porcentagens diferentes de substituição da areia por vidro cominuído”, destaca a estudante.

Isabelle, que deu continuidade aos estudos iniciados por Mayra, explica que a ideia “surgiu a partir da observação de que os resíduos de vidro geralmente deixavam de ser recolhidos pelos catadores de lixo da cidade de Toledo-PR. Em busca de mais informações, descobriu-se que não havia alternativas para a reciclagem desses materiais na região. Decidimos, então, desenvolver soluções para o reaproveitamento desse material na construção civil”.

Schneider afirma que a proposta o trabalho premiado tem como foco o reaproveitamento de materiais vítreos para produção de compósitos vidro-cimento. “Em resumo, a ideia é reciclar esses resíduos  tranformando-os em pó de vidro e substituir uma parte da areia utilizada para fazer concreto por esse material. A premiação representa a possibilidade de aplicar os resultados e dar continuidade aos estudos do Grupo de Pequisa em Nanomateriais em demandas sociais como alternativas de destinação de materiais vítreos”.

O concurso é realizado anualmente procura reconhecer e apoiar a implantação de um projeto inovador voltado à tecnologia social, com estímulo ao desenvolvimento e busca por soluções aos problemas da sociedade, de forma simples e inovadora.

Isabelle Costa durante a apresentação do trabalho

Atualizado em 22/09/2017