Pesquisa

Servidor desenvolve estudo em economia e obtém resultados para o auxílio na correção de desequilíbrios econômico-regionais
Pesquisa

Dr. Flávio Braga de Almeida Gabriel e o Ms. Ikaro Tem Pass

No final do ano de 2016, o servidor da UTFPR – Câmpus Toledo, Ikaro Tem Pass, defendeu sua dissertação de mestrado realizada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), sob orientação do professor Dr. Flávio Braga de Almeida Gabriel.

A pesquisa desenvolvida foi sobre a avaliação dos determinantes da qualidade da educação básica de 2013, 4º e 5º anos do ensino básico. Para avaliar os determinantes foi realizada uma comparação entre as mesorregiões oeste e centro-sul do estado do Paraná.

O pesquisador partiu da hipótese de que a qualidade da educação não é influenciada apenas pelo investimento em educação, mas por diversos fatores, sendo eles: aspectos sociais, distribuição de renda, índice de desenvolvimento humano (IDH), investimentos em educação, assistência social e cultura.

Para chegar aos resultados da pesquisa, Ikaro utilizou um software estatístico que efetua regressões lineares, ou seja, o programa analisa a influência de um determinado fator sobre o outro.

Os resultados confirmaram a influência das despesas em educação, do IDH, do índice de Gini, bem como refutaram as despesas em assistência social e não trouxeram sentido econômico para as despesas em cultura. Não houve diferença significativa na qualidade da educação entre as mesorregiões tratadas na pesquisa.

“Estes resultados contribuirão para o enriquecimento da teoria do capital humano, sendo ele necessário para correção de desequilíbrios econômico-regionais existentes no estado do Paraná.”, declara Ikaro.

Além da regressão oriunda do software, o autor complementou os resultados por meio de uma comparação gráfica. Entre os gráficos utilizados, três deles são descritos nesta matéria.

A média do IDEB da mesorregião oeste foi de 6,02 contra 5,24 do centro-sul. Para o ano de 2013 a meta projetada para o IDEB paranaense era de 5,5. Desta forma, a região oeste superou a meta, mas a centro-sul ficou abaixo do objetivo:

Ikaro_gráfico 1

Gráfico 1: IDEB médio dos municípios em 2013

Fonte: Elaborado pelo autor, com dados de IBGE (2016) e INEP (2016d)

Apesar de alguns estudos científicos apontarem que o investimento em educação não influencia na qualidade educacional, na pesquisa do servidor, houve relevância entre as duas variáveis na região estudada.

Ikaro_gráfico_2

Gráfico 2: Despesas municipais per capita média em educação dos municípios entre 2010 e 2013

Fonte: Elaborado pelo autor, com dados do Ipardes (2016a)

O gráfico 3 demonstra que a mesorregião oeste apresenta uma melhor distribuição de renda comparado ao centro-sul. De modo geral, a variável índice de Gini, mostrou que os municípios que têm menor concentração de renda possuem maior qualidade educacional.

Ikaro_gráfico 3

Gráfico 3: Índice de Gini municipal médio dos municípios em 2010

Fonte: Elaborado pelo autor, com dados do Ipardes (2016a)

Atualizado em 08/03/2017.