Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial toledo Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias UTFPR – Câmpus Toledo realiza V Semana da Matemática

UTFPR – Câmpus Toledo realiza V Semana da Matemática

De 8 a 12 de maio a UTFPR - Câmpus Toledo realizou a V Semana da Matemática (SEMAT). O evento foi organizado por alunos e professores do curso de Licenciatura em Matemática e contou com a participação de acadêmicos de outras instituições e de profissionais da área.

As atividades tiveram início na segunda-feira (8), com a solenidade de abertura e com o lançamento de livros. A noite foi encerrada com a palestra: “Saberes profissionais do educador matemático: a natureza dos saberes para ensinar matemática”, proferida pela professora Neuza Bertoni Pinto, vinculada ao Programa de Pós-Graduação, nível de Doutorado, em Rede em Educação de Ciências e Matemática (REAMEC), da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

No segundo dia do evento (9), ocorreram outras três palestras intituladas “Educação Matemática Inclusiva”,Derivadas, Integrais e seus avanços” e “Matemática é matemática, ou tem matemática do campo?”, proferidas pelo professor Fábio Alexandre Borges, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Câmpus Campo Mourão e pelos professores da UTFPR – Câmpus Cornélio Procópio, Thiago Pinguello de Andrade e Línlya Barbosa.

Os dias 10 e 11 foram dedicados à realização de minicursos. A tarde da quarta-feira foi direcionada à exploração de temáticas relacionadas ao ensino da Matemática na Educação Básica. Os minicursos foram ministrados a 150 participantes, com destaque para a presença de 80 professores da rede pública.

No último dia do evento ocorreram as exposições orais, em que foram apresentados 21 trabalhos oriundos de pesquisas desenvolvidas na área por alunos de Graduação, de Ensino Médio e por professores do Ensino Superior. O encerramento da V SEMAT ocorreu no Ginásio do Câmpus Toledo, com a atividade artística “Sarau da Matemática”.

De acordo com o professor Rodrigo Andrade, um dos coordenadores do evento, “o conjunto das atividades permitiu reflexões acerca de temas de grande relevância para alunos e profissionais da Matemática. Para isso, contou com a participação de pesquisadores e professores, que são referências na área, através da realização de palestras e minicursos. Proporcionou, ainda, oportunidades para estabelecer novas relações e possibilidades para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão”.

Abertura do Evento                 Apresentações do coral "Toka" de Toledo realizadas na abertura do evento

Créditos: Equipe organizadora                                       Créditos: Equipe organizadora

Profª Neuza Bertoni Pinto                Prof.  Fábio Alexandre Borges             Prof. Thiago Pinguello de Andrade

Créditos: Equipe organizadora                Créditos: Equipe organizadora              Créditos: Equipe organizadora