Procedimento de Entrega - Mestrado e Doutorado

Publicado 12/1/2020, 1:24:18 PM, última modificação 2/11/2022, 3:18:25 PM

Documentos norteadores

Resolução Conjunta COPPG/COGEP nº 01/2021, de 10 de novembro de 2021, que dispõe sobre a Política de licenciamento das versões finais dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Graduação (TCC) e dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (dissertações e teses), bem como dos produtos educacionais e tecnológicos a elas vinculados, produzidas no âmbito da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Instrução Normativa 10/2020 – PROPPG. Estabelece normas e procedimentos operacionais para o depósito de versões finais de Trabalhos de Pesquisa produzidas nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR nas Bibliotecas para a disponibilização no Repositório Institucional da UTFPR (RIUT).

Procedimento de entrega

Orientador
Após a defesa e, atendendo ao prazo regulamentar, o aluno deve realizar a entrega da versão final da dissertação ou tese, bem como, quando aplicável, dos produtos educacionais e tecnológicos a elas vinculados, ao orientador, a quem compete a validação do conteúdo e do atendimento às solicitações realizadas pelos membros da banca de defesa. O orientador deve verificar, na versão final da dissertação ou tese e nos produtos educacionais e tecnológicos a elas vinculados:  

a aplicação adequada das normas de apresentação de trabalho acadêmico vigentes na UTFPR;

o atendimento aos documentos Institucionais vigentes na UTFPR;

a presença da licença Creative Commons na Folha de Rosto da versão final da dissertação e/ou tese, bem como dos produtos educacionais e tecnológicos a elas vinculados. No caso de inexistência desta página, a licença deve figurar na capa ou página principal do material;

A licença Creative Commons deve ser disponibilizada no rodapé da página e consiste em: ícone da licença, versão da licença como link para a página que contém informações completas sobre a licença e resumo explicativo da licença adotada.

os formatos aceitos: os arquivos textuais das dissertações e teses devem ser entregues exclusivamente em formato PDF/A. Os produtos educacionais e tecnológicos que acompanham as versões finais, quando houver, devem utilizar os formatos e instruções estabelecidas na IN 10/2020 PROPPG.

a codificação (nome) do arquivo, que deve utilizar até 4 palavras significativas do seu título, redigidas em letras minúsculas, sem espaços, acentos, cedilha, pontos ou caracteres especiais; não devem conter ainda, artigos, preposições e conjunções (Exemplo: sistemaseletricospotencia.pdf). Os produtos educacionais e tecnológicos que acompanham as versões finais devem utilizar codificação idêntica à da versão final seguida de underline (_) e a expressão ‘produto’ redigidas em letras minúsculas, sem espaços, acentos, cedilha, pontos ou caracteres especiais; não devem conter ainda, artigos, preposições e conjunções conjunções (Exemplo: sistemaseletricospotencia_produto.pdf).

o tamanho do arquivo, que não deve exceder a 50 MB, lembrando que arquivos com tamanho superior a 9 MB podem apresentar dificuldade de acesso em alguns navegadores.

Após a conferência dos itens citados anteriormente, o orientador deve realizar o upload da versão final do trabalho e do produto nos Sistemas Corporativos UTFPR e disponibilizá-la ao coordenador do Programa de Pós-Graduação, conforme tutorial.

Para as dissertações ou teses que possuam informações obtidas junto à empresas/organizações/instituições públicas ou privadas, incluindo a própria UTFPR, deve ser preenchido o Termo de Autorização para Divulgação de Informações de Empresas, que deve ser assinado pelo dirigente máximo, ou o respectivo responsável pelo plano de trabalho, ou a quem for delegada essa responsabilidade na empresa/organização/instituição. O documento original ficará sob a responsabilidade do autor do trabalho a quem compete a apresentação de provas em caso judicial e terá cópia digitalizada anexada pelo orientador no Sistema Acadêmico no momento do trâmite do trabalho.

Caso a versão final da dissertação ou tese tenha restrição de acesso ao texto completo decorrente do uso de informações de empresas, caberá ao orientador informar, no Sistema Acadêmico a data em que o acesso será liberada no Repositório Institucional da UTFPR (RIUT).

Caso a versão final do trabalho e do produto educacional e tecnológico que a acompanha inclua imagens de pessoas, voz de pessoas, ou dados digitais, todos os envolvidos devem preencher e assinar o Termo de Autorização de Uso de Imagem, Voz e Dados Digitais e Respectiva Cessão de Direitos. O documento original ficará sob a responsabilidade do autor do trabalho a quem compete a apresentação de provas em caso judicial e terá cópia digitalizada anexada pelo orientador no Sistema Acadêmico no momento do trâmite do trabalho.

Os trabalhos que possuem trâmite de registro ou patente serão disponibilizados no Repositório Institucional da UTFPR (RIUT) atendendo ao prazo regulamentar, com metadados disponíveis e haverá restrição de acesso ao texto completo por 18 meses a partir da data de defesa. Caberá ao orientador informar esta restrição no Sistema Acadêmico.

Coordenador do Programa de Pós-Graduação
O coordenador do Programa de Pós-Graduação deve acessar os Sistemas Corporativos UTFPR, para analisar a versão final do trabalho e do produto educacional a ela vinculado, considerando os documentos Institucionais vigentes, bem como o respectivo Documento de Área Capes onde encontra-se o Programa e, a presença da licença Creative Commons, para registrar a entrega da versão final para a Biblioteca, conforme tutorial.

Os trabalhos que utilizarem dados e informações elencadas nos itens 9 e 10 da IN 10/2020 deverão ter a cópia digital dos documentos incluídos ao Sistema Acadêmico pelo orientador no momento da disponibilização da versão final e caberá ao coordenador a validação. Caso não tenha sido realizado o upload, caberá ao coordenador solicitar os documentos ao orientador.

Importante!

Os dados constantes no arquivo (autor, orientador, coorientador, membros da banca, título, data de defesa) devem ser idênticos aos disponíveis na área “Marcação/Resultado de Defesa” do Sistema Acadêmico Stricto Sensu da UTFPR. Tais dados devem estar presentes na versão final e no produto.

A Folha de Rosto deve seguir o modelo utilizado na UTFPR, que inclui o título em outro idioma, sendo o inglês quando o texto for redigido em português ou o português quanto o texto for em outro idioma, e, a licença Creative Commons.

A Folha de Aprovação disponível na versão final de dissertações e teses deve ser emitida pelo Sistema Acadêmico e não deve conter assinaturas ou rubricas.

Os trabalhos que receberam fomento da UTFPR ou de qualquer agência de fomento, a exemplo de CAPES, CNPq, Fundação Araucária, devem mencionar no último parágrafo dos Agradecimentos o nome da agência, bem como o número do financiamento.

Para as dissertações ou teses que possuam informações obtidas junto à empresas/organizações/instituições públicas ou privadas, incluindo a própria UTFPR, deve ser preenchido o Termo de Autorização para Divulgação de Informações de Empresas, que deve ser assinado pelo dirigente máximo, ou o respectivo responsável pelo plano de trabalho, ou a quem for delegada essa responsabilidade na empresa/organização/instituição. O documento original ficará sob a responsabilidade do autor do trabalho a quem compete a apresentação de provas em caso judicial e terá cópia digitalizada anexada pelo orientador no Sistema Acadêmico no momento do trâmite do trabalho.

Caso a versão final do trabalho e do produto educacional e tecnológico que a acompanha inclua imagens de pessoas, voz de pessoas, ou dados digitais, todos os envolvidos devem preencher e assinar o Termo de Autorização de Uso de Imagem, Voz e Dados Digitais e Respectiva Cessão de Direitos. O documento original ficará sob a responsabilidade do autor do trabalho a quem compete a apresentação de provas em caso judicial e terá cópia digitalizada anexada pelo orientador no Sistema Acadêmico no momento do trâmite do trabalho.

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