Home
/
Campus
/
Campus Dois Vizinhos
/
Professora da UTFPR-DV toma posse no Conselho Superior e Comissão de Avaliação do PET junto ao MEC/SESu

Professora da UTFPR-DV toma posse no Conselho Superior e Comissão de Avaliação do PET junto ao MEC/SESu

Publicado 9/17/2024, 5:33:14 PM, última modificação 9/17/2024, 6:17:18 PM
A posse dos integrantes dos órgãos de acompanhamento do Programa de Educação Tutorial (PET) ocorreu no dia 22 de julho, em Brasília (DF).

Na foto: professora Maria Madalena com Ana Lúcia Pereira, Ricardo Portocarrero Menezes e Cléber Vieira.

O programa Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado no ano de 1978 com a denominação de Programa Especial de Treinamento e com o objetivo de formação de pessoal na graduação direcionando para a pós-graduação. Ao longo do tempo, modificações no programa foram realizadas até que a sigla PET foi resignificada como Programa de Educação Tutorial, através da Lei nº 11.180 de 23/09/2005, e regulamentado pela Portaria n° 976 de 27/07/2010. A partir desse momento, o programa passou a ter uma nova perspectiva, fomentando grupos de aprendizagem tutorial e voltado ao ensino, pesquisa e extensão, de forma indissociável. Por esta mesma portaria ficou instituída a criação do Conselho Superior e da Comissão de Avaliação do programa PET. No entanto, apenas em 18/12/2023 foi lançado o Edital 01/2023 MEC/SESu destinado a tutores ativos do programa para a composição do Conselho Superior e da Comissão de Avaliação junto a Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior, no âmbito da Coordenação Geral de Relações Estudantis e Serviços Digitais (Dippes/CGRED).

A UTFPR, por meio de seu grupo de tutores, encaminhou inscrições nas de ciências agrárias, ciências exatas e da terra, engenharias e interdisciplinar. A eleição ocorreu em março de 2024 e a prof.ª Dr.ª Maria Madalena Santos da Silva, Eng.ª Cartógrafa e tutora do grupo PET Engenharia Florestal do campus Dois Vizinhos foi eleita titular para a Comissão de Avaliação do Programa PET na área de Ciências Exatas e da Terra. A prof.ª Dr.ª Marília Abrahão Amaral, graduada em Ciência da Computação e tutora do grupo PET Computando Culturas em Equidade, do campus Curitiba, foi eleita suplente para referida comissão na área de Interdisciplinaridade. Além dos tutores, as petianas do PET Engenharia Florestal, Hanna Francielle Padilha e Gabrieli Schultz de Paula também se candidataram como membros discentes na comissão, mas não obtiveram êxito.

A posse dos integrantes dos órgãos de acompanhamento do PET ocorreu na segunda-feira, 22/07/2024, em cerimônia realizada nas instalações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília (DF), com as presenças do Secretário de Educação Superior do MEC, Alexandre Brasil, da Diretora  de Políticas e Programas de Educação Superior, Ana Lúcia Pereira, do Coordenador-geral de Relações Estudantis e Serviços Digitais, Ricardo Portocarrero Menezes, da Gestora SIGPET, Caroline Vales dos Reis e do Secretário substituto de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Cléber Vieira.

Entre as atribuições da Comissão, está avaliar o planejamento e o relatório anual dos Comitês Locais de Acompanhamento e Avaliação (CLAAs) das instituições que abrigam grupos do PET, assim como o relatório consolidado das respectivas instituições. Atualmente, existem 835 grupos do PET em todo o país, que  envolvem mais de 8 mil alunos bolsistas, em 80 municípios, em todos os Estados e no Distrito Federal, sendo que 96% desses grupos estão em Universidades públicas. O PET contribui para a formação de futuros professores e pesquisadores, visa à qualidade da formação universitária e é um exemplo prático da consolidação do tripé ensino, pesquisa e extensão. A prof.ª Maria Madalena da UTFPR campus Dois Vizinhos e a prof.ª Maria Nilza da Silva da UEL são as únicas representantes dos grupos PET do sul do Brasil.

A portaria que deu posse aos membros representantes, titulares e suplentes foi publicada pelo MEC na e está disponível neste link: Portaria Sesu/MEC nº 21/2024.

A UTFPR-DV parabeniza a professora Madalena por essa conquista e reconhece a importância dos grupos PET para a formação acadêmica e social dos alunos envolvidos!

Reportar erro