Programa Sala Verde nas Ondas do Rio Iguaçu lança I Curso de Extensão Internacional para implementação de Centros de Educação Ambiental
Nesta segunda-feira, dia 31 de março de 2025, foi lançado o I Curso de Extensão Internacional que criará Centros de Educação Ambiental na modalidade denominada Salas Verdes para o enfrentamento de emergências socioambientais em países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)[1]. A primeira turma possibilitará a criação de Salas Verdes em Angola, fruto da Cooperação Internacional entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Dois Vizinhos (UTFPR-DV) e universidades angolanas.
Essa proposta faz parte das ações de Educação Ambiental do primeiro Programa de Extensão da UTFPR-DV, o Programa Sala Verde nas Ondas do Rio Iguaçu, uma chancela do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) concedida à UTFPR-DV desde 2013 e que hoje faz parte da Rede Internacional de Extensão Universitária (RIEU).
Tal percurso metodológico foi desenvolvido com comunidades ao longo desses anos por uma equipe comprometida com o desenvolvimento territorial e se tornou um case de sucesso internacional sendo apresentado em países como Angola, Portugal e Guiné-Bissau. Foi sistematizado no decorrer das pesquisas de pós-doutorado da professora doutora Anelize Queiroz Amaral e no mestrado em âmbito internacional de sua orientanda Daiane Nazário, no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET), ambas supervisionadas pela professora doutora Ana Pedro da Universidade de Aveiro, Portugal.
O Curso de Extensão Internacional proposto terá como objetivo promover a criação de Centros de Educação Ambiental na modalidade denominada Salas Verdes, que é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, coordenada pelo Departamento de Educação e Cidadania Ambiental (DEA) para formação de docentes/discentes de universidades, escolas e sociedade civil que irão atuar no enfrentamento de emergências socioambientais junto às comunidades.
As autoridades das insitituições apoiadoras e as organizadoras do Curso comentaram sobre a importância da iniciativa para a extensão universitária e para a área de Educação Ambiental, confira:
Confira o pronunciamento do doutor Marcos Sorrentino, Diretor do Departamento de Cidadania e Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, sobre os Centros de Educação Ambiental:
“Os Centros de Educação Ambiental, fazem parte de uma estratégia transformadora para enfrentar os desafios socioambientais de forma sistêmica e colaborativa. Eles mobilizam e articulam redes de atores territoriais, fortalecem a governança participativa, a sustentabilidade das políticas públicas e a mensuração de resultados. Sua atuação é essencial para materializar a esperança em ações concretas, alinhadas às Políticas, Programas ou Estratégias Nacionais de Educação Ambiental e aos compromissos globais pela justiça socioambiental. Acreditamos ser possível sociedades conscientes, cooperativas e capazes de reverter o ciclo de inefetividade das políticas públicas, por meio da educação, da ciência e da participação social. Reconhecemos e apoiamos essa iniciativa como um caminho indispensável para a construção de territórios sustentáveis e resilientes”.
O professor Everton Ricardi Lozano, Reitor da UTFPR, comenta sobre a extensão universitária:
"A extensão universitária é um dos pilares da universidade pública. E, a realização de um Curso de Extensão Internacional é estratégico na integração da UTFPR, na formação discente e docente e na expansão das fronteiras de atuação social, especialmente no contexto da temática em questão. A Educação Ambiental possibilita a troca de saberes e experiências que são cruciais para enfrentar as emergências socioambientais atuais. Assim, a UTFPR se posiciona como um agente ativo na construção de um futuro mais sustentável."
A professora Marina Celant de Prá, Diretora Geral Pró-Tempore da UTFPR DV, fala sobre a iniciativa do programa:
“Essa é uma importante iniciativa que representa um marco para a cooperação internacional e o fortalecimento de ações voltadas para o enfrentamento das emergências socioambientais. A criação das Salas Verdes em países da CPLP, especialmente em Angola, é um passo fundamental na construção de soluções sustentáveis e na promoção de uma educação ambiental transformadora. Estamos imensamente orgulhosos, enquanto UTFPR Campus Dois Vizinhos , de participar dessa parceria com as universidades angolanas, que possibilitará não só o compartilhamento de conhecimento, mas também o impacto positivo direto nas comunidades locais. Parabenizamos a todos os envolvidos por essa conquista. ”
A professora doutora Anelize Queiroz Amaral, organizadora do curso no Brasil e docente da UTFPR-DV, comenta sobre a relação entre a extensão e a Educação Ambiental:
“A extensão universitária nos possibilita promover uma das diversas funções sociais da universidade, ela ultrapassa os muros da universidade e traz vida a todo o conhecimento produzido em diálogo com os saberes das comunidades. E, quando a Educação Ambiental faz parte desse processo é possível transformar territórios. Além disso, possibilita que docentes/discentes envolvidos aprendam saberes locais, vivencias e formas de resiliência que nos permitem avançar coletivamente no enfrentamento de emergências socioambientais. A extensão pode sim ultrapassar oceanos e promover diálogos intercontinentais, a Sala Verde é um exemplo”.
A professora doutora Ana Pedro, organizadora do curso em Portugal e docente da Universidade de Aveiro – UA, fala sobre a relação da Ética com a Educação Ambiental:
“Considerar a Educação Ambiental sob o Olhar da Ética constitui uma primazia dada ao Ser que com elas se encontra numa simbiose perfeita esperada e permanentemente construída. É, pois, responsabilidade do ser humano desenvolver esse Olhar numa expansão da consciência que abriga todos os seres vivos que dela participam. Enquanto docente de Ética filosófica e aplicada na Universidade de Aveiro (Portugal) é um prazer imenso poder contribuir para o sucesso deste 1º Curso de Formação Avançada Internacional que, esperemos, se venha a desdobrar em múltiplas e novas iniciativas”.
A professora doutora Suraya Gomes Novais Shimano, Presidente da Rede Internacional de Extensão Universitária (RIEU), comenta sobre o Projeto Salas Verdes:
“O Projeto Salas Verdes foi escolhido como o projeto da área de meio ambiente da Rede Internacional de Extensão Universitária por atender aos princípios da interdisciplinaridade, diálogo transversal, transformação social, formação crítica e reflexiva do estudante e por voltar os olhares do ensino e da pesquisa para as demandas sociais. A expansão desse projeto é imperativa para a educação ambiental inclusiva”.
A professora doutora Marilia Torales, Presidente da Rede Lusófona de Educação Ambiental (RedeLuso e Coordenadora CEAP), exalta as iniciativas:
“Todas as iniciativas que fortalecem as ações de Educação Ambiental nas comunidades desempenham um papel essencial no enraizamento e na efetividade das políticas públicas. No caso específico desta ação, há um enorme potencial para expandir as práticas de Educação Ambiental em diferentes territórios, especialmente nos países de Língua Portuguesa. Essa ampliação não apenas fortalece o intercâmbio de conhecimentos e experiências, mas também favorece os processos de cooperação internacional”.
A mestranda Daiane Nazário do PPGFCET - UTFPR, comenta sobre a sua pesquisa:
"Realizar uma pesquisa de mestrado com enfoque na internacionalização contribui para uma formação mais ampla e qualificada. Essa iniciativa fortalece os laços entre pesquisadores brasileiros e angolanos, além de impulsionar ações em prol de uma Educação Ambiental participativa, cooperativa, política e democrática."
Não deixe de se inscrever, o próximo país da CPLP poderá ser o seu!
A UTFPR-DV parabeniza a professora Anelize pela organização deste curso inédito para o Campus e estende os cumprimentos à toda equipe do Programa Sala Verde nas Ondas do Rio Iguaçu.
[1] Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial.