Artigo destaca eficiência do óleo de girassol como fluido de corte sustentável

O professor José Aécio Gomes de Sousa, do curso de Engenharia Mecânica da UTFPR – Campus Londrina , acaba de ter um artigo publicado na revista AIMS Materials Science, destacando uma solução inovadora e ambientalmente responsável para processos de usinagem: o uso do óleo de girassol como fluido de corte em operações de furação de alta velocidade.
Intitulado “Enhancing high-speed drilling efficiency with an eco-friendly sunflower oil as a cutting fluid”, o estudo foi desenvolvido com a colaboração dos pesquisadores Antônio Santos Araújo Junior (IFMA), Feliciano Cangue (TotalEnergies Angola) e Luiz Leroy Thomé Vaughan (UNIFEI). A pesquisa investiga o desempenho do óleo de girassol, aplicado por meio da técnica de mínima quantidade de fluido (MQF) em operações com brocas de aço rápido. Os resultados indicam que o óleo vegetal pode representar uma alternativa viável e sustentável aos fluidos de corte convencionais utilizados na indústria.
Os testes revelaram que, em comparação com a usinagem a seco, o óleo de girassol proporcionou uma redução de até 7,59% no torque, especialmente em maiores velocidades de corte. O desempenho também foi comparado ao de um fluido comercial (LB2000), com resultados competitivos e até 2,04% de redução adicional no torque, indicando eficiência técnica aliada a benefícios ambientais.